
A cerimônia de encerramento para anúncio dos vencedores da 16ª Olimpíada de Redação teve em sua abertura a interpretação de Nelma Aparecida de Araújo do texto “Ofertas de Aninha (aos moços)”, de Cora Coralina. Dentre os 25 finalistas, estão textos de outras cidades de São Paulo, mas Jundiaí se destacou com 16 premiados, sendo que cinco autores são alunos da rede municipal de ensino. A Olimpíada de Redação é realizada pela Unidade de Gestão de Educação (UGE), por meio da Biblioteca Municipal Professor Nelson Foot.
O prefeito Luiz Fernando Machado participou do encerramento e lembrou sobre a importância da educação. “Tenho a felicidade de ser prefeito de uma cidade que entende a educação como único elemento transformador de uma comunidade. No combate às desigualdades sociais, Jundiaí está no caminho certo quando promove olimpíadas de redação, cultura do acesso ao livro, oportunidades para que, a partir da leitura, o cidadão possa compreender exatamente o que lê. Vamos sempre procurar fazer com que a educação seja pilar de base da nossa sociedade”, afirmou.
[tdj-leia-tambem]
“A leitura de um livro pode fazer milagres na vida de uma pessoa. Acreditamos que ler e escrever bem nos faz um ser humano melhor. Agradeço a todos que participaram e à oportunidade de pensar na educação por meio também da leitura. Acredito em todos aqueles que se dispõem a pensar um mundo melhor a partir da sua educação”, comentou a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
A diretora do Departamento de Fomento à Leitura, Cícera Escoura, também enfatizou. “Esta é uma noite de festa, alegrias. Agradecemos às equipes envolvidas, à comissão julgadora e à população que participou. Acreditamos muito no potencial da leitura e da literatura. Desejamos que o concurso se repita, é uma forma de valorizar tudo o que a literatura pode transformar”.