
Neste sábado (2), a Unidade de Gestão da Educação de Jundiaí promoveu o 1º Encontro Internacional de Educação Inclusiva da cidade. O evento teve como tema: “Transtorno do Espectro Autista (TEA): direitos, necessidades e construção de autonomia para planejar o futuro”.
No período da tarde, no teatro Polytheama, a educadora portuguesa, Ph.D. Nora Cavaco, ministrou uma Aula Magna sobre o “Autismo e Escola: o que está por fazer?”. Participando de uma agenda internacional nos Estados Unidos, o Prefeito Luiz Fernando Machado mandou um vídeo aos presentes. “Que todos possam aprender e compartilhar experiências com o objetivo de elaborar políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento das pessoas. Jundiaí é a Cidade de todas as Crianças e de forma conjunta vamos construir uma cidade mais inclusiva”, diz o Chefe do Executivo.
O encontro também contou com a presença do vice-prefeito Gustavo Martinelli, dos gestores José Antonio Parimoschi (Governo e Finanças), Vastí Ferrari Marques (Educação), Tiago Texera (Promoção de Saúde) e Maria Brant (Assistência e Desenvolvimento Social), além da superintendente da Fundação TVTEC, Monica Gropelo, e dos vereadores Antonio Carlos Albino e Dika Xique-Xique.
“Esse momento é de escuta e reflexão para entender de que forma conseguimos avançar com as políticas que permitam um maior desenvolvimento dos nossos meninos e meninas de Jundiaí. A educação é um elemento transformador e, por meio dela, podemos explorar todas as potencialidades que elas têm a nos oferecer. Estamos no caminho certo”, afirma Vastí Ferrari Marques.
“No início do ano formamos uma comissão composta por mães de pessoas com TEA. Desde então temos trabalhado de forma intersetorial para ampliar as políticas públicas que atendem essas famílias. Conquistamos avanços importantes e acredito que ainda podemos conquistar muito mais para ofertar serviços adequados e qualidade de vida às crianças, adultos e cuidadores”, ressalta Parimoschi.
Painéis temáticos
O evento começou ainda pela manhã com três diferentes painéis temáticos. Para os pais ou responsáveis o tema foi a “Relação Família – Escola – Criança com TEA”, ministrado pela Ph.D. Andrea Temponi, no auditório Elis Regina. Aos profissionais da Educação: “Uma conversa sobre o autismo: entender, acolher e incluir”, com o dr. David Willians Silva e a drª. Ana Clara Garcia Silva, no auditório do Ciempi. Já para profissionais de Saúde, “Conceito relacional da deficiência: o diálogo entre a Educação e a Saúde”, com a professora mestra Liliane Garcez.
Participante de um dos painéis e avô de um garotinho com autismo, o administrador de empresas, Maurício Sallum Jr. aprovou a iniciativa. “Acredito que o poder público, profissionais da área e a sociedade civil devem trabalhar juntos para termos os melhores resultados. É fundamental que a gente tenha mais eventos como este, que forneçam informações para as pessoas e contribuam para o desenvolvimento da sociedade”, comenta.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		