
O Programa Pé de Árvore retornou à região do Jardim Novo Horizonte com mais uma ação de plantio. Ao todo, 210 mudas foram plantadas em duas fases na área pública localizada na Av. Gino Lenin Ferrazzo.
A ação contou com parceria entre a Prefeitura de Jundiaí com a empresa de logística DHL Supply Chain, e teve a participação de mais de 70 colaboradores e seus familiares.
A iniciativa é realizada através do Departamento de Urbanismo e de Meio Ambiente da Unidade de Gestão de Planejamento Urbano e Meio Ambiente (UGPUMA), que elabora o projeto, vistoria e escolhe as áreas elegíveis para plantio e coordena as ações.
Além da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (Unidam), o Jardim Botânico, o Departamento de Parques, Jardins e Praças, de Limpeza Urbana, e de Infraestrutura da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) que participaram da ação com limpeza da área, roçada, acompanhamento técnico e apoio ao plantio, definição das espécies e mudas, fornecimento de alguns insumos e desassoreamento do canal de drenagem; e a DAE S/A, que forneceu o caminhão pipa com água de reuso para a rega.

“Agradecemos a parceria com a empresa DHL Supply Chain, que envolveu seus colaboradores e familiares nestas ações de responsabilidade ambiental através do Programa Municipal ‘Pé de Árvore’, contribuindo com a arborização de uma área verde pública importante da cidade. Ressaltamos também todos os servidores das diferentes Unidades de Gestão e da DAE envolvidos no processo, que através de um trabalho integrado e multidisciplinar, entregam uma ação completa na área, incluindo educação ambiental, limpeza urbana e de melhoria na infraestrutura fluvial”, comenta a arquiteta do Departamento de Urbanismo da UGPUMA, Alissandra Bernardini de Oliveira.
“Acreditamos que a qualificação dos espaços públicos contribui para o sentimento de pertencimento destes pela comunidade do entorno, e por consequência na zeladoria por seus usuários. E neste cuidado perene da área pela comunidade estará também o sucesso da ação”, completa.
Visando a melhoria da qualidade ambiental e paisagística, o Programa Pé de Árvore também contribui na redução da poluição do ar, sonora e visual e favorece a saúde física e mental da população.
O plantio também atende aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) definidos pela ONU (Agenda 2030).
“Esta ação conjunta entre DHL Supply Chain e Prefeitura de Jundiaí gera um impacto muito positivo para o meio ambiente, trazendo também outros benefícios para a sociedade que poderá usufruir de espaços públicos cada vez mais bonitos e preservados. A iniciativa reforça as metas de sustentabilidade da DHL e nosso propósito de conectar pessoas e melhorar vidas”, afirma Danilo Marcuci, diretor da DHL Supply Chain.
“A iniciativa de plantio arbóreo realizado pelos colaboradores da DHL foi muito bem-vinda. Foram plantadas Paineiras, Ingás, Ipês, Jacarandás, Cedros, Aldragos e Angicos, dentre espécies nativas e exóticas, num total de 210 mudas, distribuídas na área verde do Bairro Residencial Jundiaí II. Os colaboradores estavam motivados devido a conscientização da importância deste trabalho para a empresa e para o meio ambiente”, explica a agente de fiscalização de posturas da UGISP, Anelise de Assunção Padovani.

“Tal ação trouxe benefícios à comunidade também, a começar com a limpeza e manutenção da área verde para receber o plantio, além da valorização de toda a infraestrutura paisagística que ocorrerá ao longo do tempo com o desenvolvimento destas árvores. A floresta urbana fornece uma gama de benefícios e é fundamental para a promoção da sustentabilidade das cidades”, finaliza.
Além de plantio em espaços públicos, o Programa também realiza o plantio de árvores nas calçadas em frente aos imóveis dos proprietários que se comprometeram a fazer a manutenção necessária.
Caso esteja interessado, basta fazer uma solicitação digital por meio do e-mail [email protected].
A preparação do local, plantio das mudas e instalação de placa de identificação do programa ficam sob responsabilidade das Unidades de Gestão da prefeitura. Já o munícipe deve cuidar das mudas e informar sobre eventuais transtornos com as árvores.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		