Cerimônia ocorreu no Teatro Polytheama, na segunda-feira (11). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)
Cerimônia ocorreu no Teatro Polytheama, na segunda-feira (11). (Foto: Reprodução/Prefeitura Municipal de Jundiaí)

As alunas dos cursos descentralizados do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) receberam seus certificados na noite de segunda-feira (11). As 47 moradores da região do Jardim Novo Horizonte concluíram satisfatoriamente os workshops de Designer de Sobrancelhas, Automaquiagem e de Pão de Mel.

“O Fundo Social tem como vocação a transformação de talentos em oportunidades”, disse o prefeito Luiz Fernando Machado, durante a cerimônia de entrega dos certificados de conclusão no Teatro Polytheama. “Nada faria sentido não fosse a força de vontade destas pessoas, de modificar as próprias vidas por meio da capacitação e da geração de renda rápida”.

Maria Ribeiro dos Santos, de 40 anos, foi uma das alunas do módulo descentralizado de Artesanato na Associação Socioeducacional Casa da Fonte, no Jardim Novo Horizonte, e também participou dos workshops de Beleza e Estética. Dona de casa, ela aprova a iniciativa: “Inicialmente, me inscrevi com o objetivo de aprender para economizar, de modo a não precisar mais ir em salão. Contudo, hoje, já penso em fazer clientela no bairro e reforçar a renda da família”.

[tdj-leia-tambem]

A Unidade de Gestão de Esporte e Lazer (UGEL) também fez parte de um dos workshops. “Nnão medimos esforços para proporcionar conhecimento em todas as esferas”, explicou Márcia Pavan, diretora de Esporte Educacional e Participação.

Também participaram do evento Francine Picardi, diretora do Fundo Social; Antonio Carlos dos Santos, da Companhia de Saneamento de Jundiaí (CSJ); e o vereador Edicarlos Vieira.

Fundo Social

Apenas em 2019, até outubro, 8.245 vagas gratuitas em cursos de qualificação profissional, workshops e oficinas foram disponibilizado pelo Funss. Os cursos descentralizados representam uma parcela importante, cerca de 2.005.

“Estes cursos possuem a mesma qualidade e o mesmo conteúdo programático daqueles que são desenvolvidos na sede do Fundo Social”, conta Francine Picardi, diretora do Funss. Ela explica que o objetivo é não só facilitar o acesso mas também integrar a comunidade.