
Uma das principais rodovias do Brasil completa 73 anos da inauguração do primeiro trecho, nesta quarta (21). A Via Anhanguera, tecnicamente chamada de SP-330, é hoje um dos maiores acessos do desenvolvimento do Estado de São Paulo no que diz respeito ao escoamento da produção econômica e de ligação entre várias cidades paulistas – incluindo Jundiaí.
Como lembrança desta data, a CCR AutoBAn, concessionária que administra a rodovia entre São Paulo e Cordeirópolis, separou algumas curiosidades sobre a via que liga a Capital à região norte do Estado de São Paulo:

1- Primeiro trecho foi construído em oito anos
A obra do primeiro trecho da Via Anhanguera – entre São Paulo e Jundiaí – começou em 25 de janeiro de 1940 e foi inaugurada em 21 de abril de 1948. Na época, o pavimento era feito de placas de concreto, sendo utilizados aproximadamente 500 mil sacos de cimento apenas na pavimentação. Atualmente, a SP-330 tem cerca de 450 quilômetros e liga a cidade de São Paulo ao norte do Estado, na divisa com MG, na região do Triângulo Mineiro.

2- Começa no km 11
O início da Via Anhanguera é o km 11, que é a distância em quilômetros até a Praça da Sé, considerado o “Marco Zero” de São Paulo e de onde inicia a contagem de todas as rodovias que partem da Capital.

3 – Via Anhanguera ou SP-330
Por ser uma rodovia estadual, a Via Anhanguera segue as normas de codificação do Departamento de Estradas de Rodagens do Estado de São Paulo (DER/SP), que estabelece como padrão a utilização da sigla SP no início seguido por três números (SP-000). Quando partem da Capital, as rodovias são chamadas radiais e sempre terminam com números pares. Além disso, o número significa o ângulo em graus formado a partir da linha norte que passa pela Capital. Neste caso, a Via Anhanguera está à 330 graus em relação ao norte e por isso o código SP-330 para se referir à Via.

4 – Trópico de Capricórnio cruza a rodovia
O Trópico de Capricórnio, linha imaginária que delimita a zona tropical sul do Planeta Terra, cruza a Via Anhanguera na altura do km 23, na altura de Perus, em São Paulo.

5 – Investimentos de R$ 5,25 bilhões
A Via Anhanguera – entre São Paulo e Cordeirópolis – é administrada pela CCR AutoBAn desde 1º de maio de 1998. Neste período, a concessionária já investiu mais de R$ 5,25 bi (base julho/2020) em obras de modernização, ampliação e melhoria da rodovia, como a construção do Complexo Anhanguera, na chegada da rodovia à Marginal Tietê, em São Paulo. Inaugurado em 2010, permitiu a construção de dezessete novos viadutos e pontes, criação de novos acessos, implantação de retornos, melhoria de trevos, faixas adicionais, pistas marginais e passarelas. O Complexo Anhanguera melhorou significativamente a fluidez da rodovia na região da Grande São Paulo, trecho com grande tráfego de veículos.

6 – Rodovia inteligente
Via Anhanguera conta com os últimos recursos tecnológicos de gestão e atendimento, que a classificam nos modernos conceitos de rodovia inteligente: telefones de emergência (246 equipamentos), câmeras de circuito fechado (49 câmeras), sistemas analisadores de tráfego (23 unidades), estações meteorológicas (4 equipamentos), painéis eletrônicos de mensagem fixos (17 equipamentos), além de diversas viaturas para o atendimento das ocorrências, como Resgate, inspeções e guinchos, entre outros.

7 – Sempre entre as melhores do país
A Via Anhanguera obteve 4 vezes (anos de 2000, 2001, 2002 e 2007) o primeiro lugar no Ranking CNT de Rodovias. Nas outras edições, a rodovia sempre esteve entre as dez melhores rodovias do Brasil.

8 – Aves adoram ficar em frente às câmeras
Aves costumam pousar em frente à câmera de monitoramento de tráfego do km 97 da Via Anhanguera, em Campinas. Um tucano foi filmado nesta semana, no domingo (18/4), neste local.
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