Pracinha da Cultura do Vista Alegre no FESTEJU
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A 8ª edição do Festival de Teatro de Jundiaí (FESTEJU) chegou ao fim no domingo (3), com uma noite de premiações. Realizado pela Unidade de Gestão de Cultura (UGC), o evento celebrou os melhores da Cena Amadora em uma cerimônia na Sala Glória Rocha, localizada no Centro das Artes Prefeito Pedro Fávaro.

Nesta edição, o FESTEJU contou com 41 espetáculos, incluindo 14 da Cena Profissional e 26 da Cena Amadora, além de uma apresentação de abertura com a Cia. de Teatro de Jundiaí. Participaram grupos de Jundiaí, outras cidades paulistas, e de estados como Rio de Janeiro e Pernambuco. Na Cena Profissional, os prêmios em dinheiro chegaram a R$ 8,4 mil.

Marcelo Peroni, gestor de Cultura, destacou a importância do festival. “O FESTEJU tem como objetivo fomentar a linguagem artística do Teatro no Município e o intercâmbio desta produção local com o que tem sido produzido de melhor em todo o território nacional, além do incentivo à criação de público.”

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://chat.whatsapp.com/FipPjbwSirPH5IZ6n28VCc

Premiações e destaques do 8º FESTEJU

Vencedores da noite

O grande destaque foi a Cia. Expressa, que levou o prêmio de Melhor Espetáculo com “O bem nascido”. A peça, escrita por Marcos César Duarte e dirigida por José Renato Forner, explorou as complexidades das normas civilizatórias e as imperfeições naturais.

Além do principal troféu, o espetáculo conquistou os prêmios de Melhor Sonoplastia, Melhor Texto Original, Melhor Direção e Melhor Atriz Revelação para Maria Fernanda Martins.

Outros reconhecimentos

Em segundo lugar, ficou “Balbúrdia” da Companhia Arteenager, de Várzea Paulista, seguido por “Manifesto à Beleza” do Núcleo Atuará, de Jundiaí, que também recebeu o prêmio de Melhor Iluminação.

Premiações adicionais

Outros destaques incluem:

  • Melhor Cenário e Melhor Figurino: “Canoeiros de Papel” – Âncora (SP)
  • Melhor Pesquisa: “O Caminho do Sol” – Núcleo Vamos (Vinhedo)
  • Melhor Atriz Revelação: Dividido entre Izze Wateliven Romanoff (“Todo Mundo Quer Amor de Verdade”) e Maria Fernanda Martins (“O bem nascido”)
  • Melhor Ator Revelação: Victor Nascimento em “Burundanga” – BTO (Jundiaí)
  • Melhor Atriz Coadjuvante: Fabiana Inácio em “Boa Preguiça” – Cia. Preguiçosos de Teatro (Itu)
  • Melhor Ator Coadjuvante: Tom Hernandez em “Migraaaantes” – Cia. Fênix de Teatro (Jundiaí)
  • Melhor Atriz: Beatriz Leal em “Balbúrdia”
  • Melhor Ator: Eliel Carvalho em “Boa Preguiça”

Para mais informações, visite o site oficial do festival.

Pela Cena Profissional, foram 14 os espetáculos apresentados
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]