A partir de 15 de maio, lojistas podem substituir boletos por PIX

Os consumidores poderão contar com uma nova facilidade para efetuar pagamentos no comércio.  A partir do dia 15 de maio, entra em vigor o PIX Cobrança, modalidade que substitui o boleto bancário ao permitir que os clientes paguem de forma simples, rápida e instantânea após a geração de um código QR pelo estabelecimento.

“O código QR gerado para a operação será do tipo dinâmico, que permite o pagamento de contas específicas, que serão pagas uma única vez, como é o caso dos boletos usados atualmente. Para o pagamento, será necessário apenas o escaneamento do código QR pelo cliente, usando o aplicativo do próprio banco. O sistema PIX Cobrança se encarregará da transferência do dinheiro da conta de quem paga para a conta de quem recebe”, explica

Edison Maltoni, presidente do Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí e Região (Sincomercio) e da Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL).

Vantagens

Uma das grandes vantagens do PIX é o pagamento instantâneo. “Os pagamentos estarão disponíveis na hora na conta da empresa, facilitando o fluxo de caixa. O comércio eletrônico deve ser o mais beneficiado pela tecnologia, uma vez que a solução permite a identificação do pagamento em até 10 segundos, algo que não ocorre com os boletos tradicionais, reduzindo o índice de abandono do carrinho de compras, melhorando a gestão de estoques e entrega”, pontua Maltoni.

O Banco Central vem trabalhando em outras soluções, como o saque PIX para  estabelecimentos comerciais, PIX Agendado e o PIX Crédito, que permitirá que os consumidores realizem parcelamentos com o limite de crédito pelo PIX, a exemplo de um cartão de crédito. O presidente completa: “Nossa expectativa é de que com essas novas funcionalidades, o uso do PIX no varejo seja potencializado”.

[tdj-leia-tambem]