
Na próxima terça-feira (4), a Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) inicia o Serviço 710, nas Linhas 7-Rubi e 10-Turquesa. Com isso, as linhas farão viagens ininterruptas entre Jundiaí e Rio Grande da Serra, ligando o ABC Paulista à região norte da Grande São Paulo.
O novo trajeto será realizado diariamente, incluindo domingos e feriados, nos horários de operação comercial, das 4h à meia-noite. Portanto, o destino final das duas linhas deixará de ser a Estação Brás, que será apenas uma das 31 estações do percurso.
Em nota, a CPTM informou que o tempo de trajeto está previsto para ser realizado em aproximadamente 2 horas e 8 minutos. O secretário de Transporte Metropolitanos de São Paulo, Alexandre Baldy, explica que os passageiros poderão acessar o ABC sem a necessidade de transferência de trem. “Os passageiros da Linha 7-Rubi terão um acesso direto à Linha 2-Verde do Metrô, por meio da Estação Tamanduateí”, afirmou. Segundo ele, a solicitação era uma demanda antiga dos passageiros da Linha 10-Turquesa.
Intervalo entre os trens
A CPTM informou ainda que, tanto no horário de pico da manhã e no final da tarde, haverá uma concentração maior de trens entre as estações Francisco Morato, na Linha 7, e Mauá, na Linha 10. Como nesse trecho a demanda é maior, o intervalo médio entre os trens será de 6 minutos.
Por sua vez, entre Francisco Morato e Jundiaí e entre Mauá e Rio Grande da Serra o intervalo médio será de 12 minutos. “Além das novas opções de transferência de linhas da CPTM e Metrô, o novo serviço fará com que os intervalos entre os trens entre as estações Jundiaí e Francisco Morato, na Linha 7-Rubi, seja reduzido de 18 para 12 minutos nos horários de pico. O tempo de espera para o embarque na Estação Brás, nos dois sentidos, também será reduzido”, afirmou o presidente da CPTM, Pedro Moro.
Os trens que circularão pelo trecho atendido pelo serviço são os da série 9500, 7000 e 7500.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		