
A Prefeitura de Jundiaí vem seguindo o novo protocolo intersetorial para o atendimento à população em situação de rua e, dessa forma, intensificou o serviço de abordagem social na Ponte São João, no Jardim São Camilo e na região Central da cidade.
Esse novo protocolo também envolve diversas Unidades de Gestão da Prefeitura, como Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), de Promoção da Saúde (UGPS), de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e de Segurança Municipal (UGSM), juntamente com a Guarda Municipal (GMJ).
Uso de drogas
De acordo com dados da prefeitura, em cerca de seis semanas, mais de 400 pessoas foram abordadas. A maioria declarou que foram ou permanecem nas ruas devido ao uso de álcool e outras drogas.
Entre eles, 262 já possuem registro na rede socioassistencial da população em situação de rua de Jundiaí. Enquanto isso, os outros 207 não possuem registro. Esses podem representar casos de pessoas que possuem residência, portanto, não em situação de rua, mas que vão até as regiões para fazer uso de drogas, ou até mesmo pessoas recém-chegadas ou somente em trânsito por Jundiaí.
Mais atendimentos
Após a intensificação do serviço e encaminhamentos das pessoas à rede de serviços, a equipe notou um aumento no número de atendimentos. Até o mês de agosto deste ano, o Centro Pop já havia realizado 11.337 atendimentos, o que representa aumento de 13,6% em relação ao mesmo período do ano passado.
Segundo o diretor do Departamento de Proteção Social Especial da UGADS, Luiz Guilherme Camargo, as abordagens são realizadas diariamente, nos períodos da manhã e da tarde, por uma equipe de orientadores sociais, supervisionados por assistente social.
“A partir das abordagens realizamos os encaminhamentos multidisciplinares necessários, como alimentação, abrigo para pernoite, recâmbio para o município de origem e o restabelecimento de vínculos familiares”.
“A proposta das equipes do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS) é percorrer os locais na região onde há maior concentração de pessoas, apurar suas condições e estabelecer vínculos com os atendidos, para assim, dessa forma, conseguir incluí-los na rede de serviços já existente, a partir do Centro Pop, e trabalhar de modo multifatorial no processo de saída das ruas”, explica a gestora da UGADS, Maria Brant.
Ao se deparar com pessoas em situação de rua ao longo do dia, a orientação é que você sugira o encaminhamento para o Centro Pop. Já durante a noite, até as 22h, é indicado entrar em contato com a equipe de abordagem social pelo telefone (11) 98531-0146.
Após esse horário, o telefone indicado é o 153 da GMJ. Se identificada intoxicação ou ocorrências de risco à vida da pessoa em situação de vulnerabilidade, acione o SAMU, pelo telefone 192.
[tdj-leia-tambem]