Profissional realizando teste de Covid-19 em mulher no terminal Eloy Chaves
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Mais uma etapa do “Ação Saúde nos Terminais”, desenvolvido pelo Comitê de Enfrentamento ao Coronavírus (CEC), da Prefeitura de Jundiaí, foi realizada na manhã desta terça-feira (6). Desta vez, a ação aconteceu no Terminal Eloy Chaves, no Vetor Oeste de Jundiaí. A iniciativa tem por objetivo orientar a população sobre os cuidados para a prevenção da Covid-19. Além disso, são distribuídas máscaras de tecido e aferida a temperatura e oxigenação dos usuários do transporte público interessados.

As pessoas identificadas com sintomas suspeitos da doença sairão com encaminhamento para atendimento no serviço de saúde específico mais próximo. A ação teve início nesta segunda (5) no Terminal Vila Arens e vai até 14 de outubro, de forma rotativa, das 7h às 10h. Assim, vem sendo desenvolvida pelos técnicos da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS).

[tdj-leia-tambem]

“As pessoas devem se conscientizar da importância de manter os hábitos de higiene e evitar aglomerações. Muitas delas não estão se cuidando como deveriam e só utilizam máscara em locais em que o acessório é obrigatório, como os terminais”, lembrou Beatriz Correa da Silva. A munícipe foi infectada pelo novo coronavírus há quatro meses e ainda tem dificuldades em sentir o cheiro e o gosto dos alimentos.

Segundo a diretora de Vigilância em Saúde da UGPS, Fauzia Abou Abbas Raiza, o “Ação Saúde nos Terminais” é preventivo. “Os terminais são locais de grande fluxo de pessoas e, por isso, é necessário que todos se atentem às orientações com os cuidados básicos e os sintomas. A pandemia continua e, se o indivíduo tiver qualquer alteração, será encaminhado para atendimento”, comentou. “Não podemos permitir que uma segunda onda da Covid-19 atinja Jundiaí”, finalizou Fauzia.

Próximos terminais

Os próximos terminais que receberão o “Ação Saúde nos Terminais” serão: Terminal Central (7/10), Colônia (8/10), CECAP (9/10), Hortolândia (13/10) e Rami (14/10). Durante a primeira semana da iniciativa, no início de agosto, foram abordados quatro mil usuários com as mesmas orientações e procedimentos.

Os sete terminais de ônibus de Jundiaí possuem dispositivos de álcool em gel para que os usuários possam desinfectar as mãos antes e depois de utilizar os coletivos, além de balizadores de fila para ajudar no distanciamento das pessoas.

A limpeza dos ônibus está sendo intensificada. “Oferecemos ainda a facilidade do uso do Bilhete Único como forma de pagamento da passagem, reduzindo a manipulação de cédulas”, finalizou Silvestre Ribeiro, gestor da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) de Jundiaí.