Voluntária da Associação Fios Encantados segura almofadas doadas em frente ao Hospital São Vicente, em Jundiaí.
Fios Encantados distribui itens de acolhimento a pacientes do HSV (Foto: Divulgação/Fios Encantados)

No último final de semana, a Associação Beneficente Fios Encantados, de Jundiaí (SP), realizou mais uma ação solidária ao entregar cerca de 200 itens aos pacientes do Hospital São Vicente (HSV). A iniciativa levou conforto e acolhimento a pessoas em tratamento oncológico, reforçando a importância do cuidado emocional durante esse período delicado.

Entre os mimos distribuídos estavam almofadas de coração — utilizadas como apoio por pacientes que realizam quimioterapia —, além de turbantes, toucas e lápis de sobrancelha da marca Mary Kay. Os itens têm como objetivo resgatar a autoestima e oferecer um gesto de carinho em meio ao tratamento.

Missão marcada por emoção e significado

Em entrevista ao Tribuna de Jundiaí, Mara Gisele, responsável pela associação, destacou que cada ação possui um significado único, mas que essa teve um impacto especial por envolver seu filho.

“Como sempre eu falo que todas as minhas missões uma é diferente da outra e essa em especial, meu filho sempre foi comigo com pessoas em situação de rua, para as comunidades, na casa de apoio, mas ele nunca tinha entrado no hospital. Então ele estar junto comigo nessa missão foi mais significante ainda”, relatou.

Mara e o filho participam juntos de ação solidária da Fios Encantados em Jundiaí (Foto: Divulgação/Fios Encantados)

Durante a entrega, um momento em especial marcou a voluntária. Mara contou que conheceu uma paciente que realizava sua primeira sessão de quimioterapia, acompanhada do esposo, visivelmente emocionado.

“E eu tive um relato que me comoveu muito, que era uma paciente que estava fazendo a primeira quimioterapia dela e o esposo estava muito sensibilizado, mas muito. Quando eu cheguei com o turbante e fui perguntar para ela se o cabelo ia cair, ela falou que sim. E aí eu falei, daí eles perguntaram quanto era, eu falei que era presente, que não precisava pagar”.

A reação do casal foi imediata e comovente. “Ele começou a chorar, a chorar, daí eu falei para ela: ‘Posso abraçar ele?’. Aí ele chorou no meu ombro muito, ele falou: ‘Eu tô com muito medo’, falou no meu ouvido”, contou Mara.

Ação solidária leva carinho e acolhimento a pacientes em tratamento oncológico no HSV (Foto: Divulgação/Fios Encantados)

Segundo ela, vivenciar cenas como essa reforça o propósito do trabalho voluntário. “Então, além de tudo, né? Do emocional todo que a gente acaba passando, eu presenciei essa cena. E estar, né? Na nossa cidade fazendo essa entrega de amor, de carinho e respeito aos pacientes, isso faz com que a gente se sinta mais fortalecido”.

Solidariedade que ultrapassa fronteiras

A agenda solidária da Associação Fios Encantados segue intensa. Antes da ação em Jundiaí, Mara esteve no Espírito Santo, acompanhada do esposo, que participou pela primeira vez de uma missão externa. Na quarta-feira (17), ela chegou a Cascavel (PR), onde dará continuidade ao trabalho com novas iniciativas de doação e acolhimento.

Quer contribuir com o projeto?

A Associação Beneficente Fios Encantados entrega amor por meio de perucas e toucas de lã temáticas destinadas à oncologia infantojuvenil, além de outras doações. Quem quiser apoiar o projeto pode contribuir via Pix: 32744.704/0001-65.