Criança tomando vacina
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No último sábado (31), a ação de multivacinação promovida pela Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) no espaço Jundiaí Empreendedora, dentro do Maxi Shopping Jundiaí, alcançou um resultado expressivo: 1.580 doses da vacina contra a gripe foram aplicadas e 245 pessoas atualizaram a caderneta com vacinas de rotina — totalizando 1.725 pessoas imunizadas em apenas um dia.

A iniciativa teve como objetivo ampliar o acesso da população às vacinas do Calendário Nacional, aproveitando a alta circulação de pessoas no shopping. Com a chegada do inverno e o aumento dos casos de síndromes gripais, a mobilização se mostrou oportuna e necessária.

Busca pela vacina da gripe cresce com avanço do inverno

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Carolina de Azevedo, destacou a importância da vacinação para prevenir complicações de doenças imunopreveníveis.

“O nosso calendário nacional tem 20 imunobiológicos que previnem contra mais de 20 doenças. É importante manter as vacinas em dia para garantir que, caso a pessoa contraia alguma dessas doenças, ela evolua de forma mais branda, com menos risco de agravamento”, explicou.

Carolina observou ainda que a procura pela vacina contra a Influenza foi a maior durante a ação. “Em apenas uma hora aplicamos mais de 150 doses. A Influenza tem sido mais buscada porque, neste momento, os hospitais estão mais cheios devido às síndromes gripais. A vacina ajuda a reduzir a circulação do vírus, evitando que as pessoas adoeçam e, consequentemente, evitando a sobrecarga no sistema de saúde”, afirmou.

Ela reforçou também que a imunização contra a gripe está disponível para todas as pessoas a partir dos seis meses de idade.

“Estamos entrando no inverno, quando as pessoas tendem a se aglomerar mais. Por isso, é importante que estejam imunizadas para evitar quadros graves”, alertou.

População aprova ação no shopping

A ação recebeu elogios de quem participou. A desenhista mecânica Amanda de Sousa Martim, de 28 anos, compareceu à vacinação e destacou a relevância da campanha.

“Tenho um problema respiratório e meus pais são idosos, então acho importante que a gente se vacine para se prevenir e prevenir eles também”. Ela também ressaltou a praticidade do local: “Tem pessoas que trabalham durante a semana e não conseguem sair para se vacinar. Acho super importante ter campanhas assim, em horários e locais acessíveis”.

O supervisor de logística Alex Oliveira, de 45 anos, levou o filho Joaquim, de 7 anos, para receber a vacina. “A vacina é muito importante para nós, adultos, e principalmente para as crianças”, afirmou. Ele elogiou a organização: “Mesmo com muita gente, a fila andou rápido. E ser no shopping e no final de semana facilitou muito, porque durante a semana não conseguimos”.

Joaquim aprovou a experiência com bom humor: “Foi legal! Nem doeu”, disse o garoto.

A professora aposentada Andrea Papiani de Miranda Fernandes, de 55 anos, também levou a família e destacou a relevância da iniciativa.

“A motivação foi a prevenção. Estamos muito vulneráveis, ainda mais os idosos. O atendimento foi excelente e rápido”, relatou. Para ela, campanhas como essa são fundamentais: “Facilitam muito, ainda mais sendo no shopping e no final de semana. Além disso, conscientizam a população sobre a importância de se proteger contra várias doenças”.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]