
Em um ano, em meio à pandemia, empresários de diferentes segmentos movimentaram R$ 4,5 milhões na cidade por conta de negócios gerados durante reuniões nos grupos do Unace, projeto da Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí.
Nestas reuniões semanais os participantes praticam o networking, palavra que representa a ação de trabalhar uma rede de contatos. “O networking pode ser feito em qualquer lugar, desde que com clareza e objetividade”, explica o presidente da ACE, Mark William Ormenese Monteiro. “Mas o melhor local para esta prática são os grupos de negócios como o Unace, da ACE.”
O networking, segundo ele, abre oportunidades de parcerias e de novos negócios porque nestes encontros os empresários acabam cultivando relacionamentos mais sólidos e duradouros com outros empreendedores. “As pessoas com quem o empresário pratica o networking podem comprar ou indicar a empresa dele para possíveis clientes de seus produtos ou serviços”, explica. “Na prática funciona a colaboração mútua e um trabalha para vender o produto ou serviço do outro.”
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A dinâmica de grupos de negócios como o Unace gera resultados positivos e além de dar visibilidade às empresas participantes, auxilia o crescimento profissional dos membros. “Participar de um grupo de negócios é fantástico, é uma oportunidade de o empresário fazer negócios mas também de se especializar como profissional. Grupos como o Unace não tratam só de resultados e negócios fechados, mas também fazemos cursos e treinamentos constantes”, explica Hernando Tovani, da Tovani Consultoria. “Dentro do grupo também fazemos parcerias que levam o empresário a patamares onde ele sozinho normalmente não chegaria.”
Hernando conta que a participação no Unace foi fundamental para bater as metas de 2020 e encerrar o ano no azul. Durante as reuniões, ele fechou parcerias com empresas indicadas por membros e atualmente vende seu produto de Norte a Sul. “Meus resultados são muito bons e consegui fechar negócios mesmo com o cenário de pandemia. Já fechei mais de R$ 1 milhão de negócios com membros do grupo ou indicações diretas.”
O empresário José Luiz Júnior, da Rockfeller Language Center, reforça a importância das parcerias que se formam em grupos de networking para o crescimento das empresas. Ele diz que conseguiu contato com várias empresas por conta da recomendação feita por membros do Unace, o que garantiu a exposição de seu negócio. “Isso está trazendo alunos para a escola e mesmo que nem todos decidam estudar aqui, me dá visibilidade para a marca em Jundiaí e na região. “Estou muito feliz com o resultado que obtenho.”