Centro de Jundiaí cheio de pessoas
Foto: Tribuna de Jundiaí

Para evitar um retrocesso maior a partir de janeiro, quando haverá uma nova atualização do Plano SP, a Associação Comercial Empresarial (ACE) de Jundiaí orienta lojistas e consumidores a reforçarem os protocolos contra Covid-19 recomendados pelas autoridades de saúde.

O presidente da associação, Mark William Ormenese Monteiro diz que se aumentarem muito os casos de coronavírus, há o risco de a região retroceder de fase em janeiro. Este é o temor uma vez que o comércio não pode fechar as portas novamente. “Os comerciantes já foram muito prejudicados”, diz.

[tdj-leia-tambem]

“Por isso precisamos redobrar os cuidados para preservar vidas e a manutenção das empresas do município. Cada um fazendo a sua parte, com responsabilidade e respeito, o comércio permanecerá em atividade e os impactos econômicos serão menores.”

Assim, a ACE recomenda que os comerciantes reforcem a atenção nos estabelecimentos, controlando a capacidade de atendimento, agora restrita à 40%. Além disso, continua a recomendação da disponibilização de álcool em gel para colaboradores e consumidores.

A Associação recomenda ainda:

  • Mantenha distância de 2 metros entre os colaboradores;
  • Nas filas, garanta distância mínima de 2 metros entre os clientes;
  • Higienize frequentemente as superfícies de toque;
  • Mantenha os sistemas de ar condicionado limpos;
  • Mantenha janelas ou portas abertas;
  • Evite aglomerações;

Horário de Funcionamento

Em Jundiaí o comércio pode funcionar dez horas diárias, compreendidas entre o período das 9h e 22h durante a semana, e até as 8h aos finais de semana. Ainda assim, cada comerciante está definindo o melhor horário de funcionamento para o seu estabelecimento.