
Após o início da instalação dos radares em diferentes ruas e avenidas de Jundiaí, os acidentes de trânsito sem vítimas fatais caíram 7% entre maio e setembro deste ano em comparação com o mesmo período de 2020. Ao todo, foram 627 acidentes em 2020 contra 582 este ano. Nos cinco meses analisados, 2021 supera 2020 em acidentes apenas em junho.
A comparação entre os meses de setembro dos dois anos mostra uma queda de 24% em 2021 (92 acidentes contra 122 em 2020). “A queda dos acidentes de trânsito vai ao encontro do nosso objetivo, que é a diminuição das infrações de trânsito e, por consequência, evitar mortes de motoristas e pedestres”, declara o gestor de Mobilidade e Transporte, Aloysio Queiroz. “No que pese um aumento no mês de junho, vemos que há uma tendência de queda em 2021.”
Os radares foram instalados em cinco fases, que começaram em maio, totalizando 50 equipamentos (mais nove restantes estão passando por ajustes e serão colocados em funcionamento em breve). Os pontos de instalação foram escolhidos após estudos técnicos, que levaram em consideração principalmente o volume de tráfego e os locais com maior registro de acidentes.
Todos os pontos com radares em funcionamento no município estão devidamente sinalizados com placas de aviso sobre a velocidade permitida na via e a presença dos equipamentos de fiscalização.