Foto: Guarda Municipal de Jundiaí
Foto: Guarda Municipal de Jundiaí

Black é um labrador de 10 anos que pertence ao Canil da Guarda Municipal de Jundiaí e regularmente participa do projeto de cãoterapia, que envolve o contato do cachorro com crianças hospitalizadas, ajudando na recuperação delas.

Desde 2019, Black conquista o coração de todos no Hospital Universitário e agora chegou a hora de se aposentar. Pantera, outro cão labrador da guarda, que é treinado para interagir com as crianças, irá substitui-lo.

A terapia com cães, também conhecida como “cãoterapia”, é uma forma de terapia complementar que envolve a interação entre pacientes e cães treinados em hospitais. Ela é frequentemente usada como uma forma de ajudar a melhorar o bem-estar emocional e psicológico dos pacientes, bem como para ajudar na recuperação física.

Conforme explica a coordenadora da equipe de voluntariado do Hospital, Adriana Romera, essa atividade ajuda a reduzir o estresse, a ansiedade e a depressão, melhorar o humor e o bem-estar geral do paciente, aumentando sua motivação para se recuperar mais rápido.

Os cães usados na cãoterapia geralmente são treinados em habilidades específicas, como obedecer a comandos básicos, ser gentis e atenciosos com os pacientes, e ter uma natureza calma e tranquila. Eles são supervisionados por seus treinadores e higienizados antes de cada sessão.

No caso de Jundiaí, os cães pertencem à Guarda Municipal.