
Com uma história agrícola que se destaca entre os municípios do Estado de São Paulo e uma diversidade na produção, especialmente na fruticultura, Jundiaí é reconhecida pela capacidade de colher, literalmente, bons frutos. Isso se deve à persistência e perseverança dos agricultores de Jundiaí, que se mantêm fiéis à tradição de trabalhar na terra, mesmo com o avanço dos grandes centros urbanos e investimentos elevados.
Unidades Produtivas Agropecuárias (UPAs)
Segundo dados da Coordenadoria de Assistência Técnica Integral (CATI), órgão ligado à Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, estima-se que em Jundiaí existam 930 Unidades Produtivas Agropecuárias (UPA). Essas unidades têm à disposição programas e incentivos municipais para continuar a produzir. Entre esses programas estão a Subvenção do Seguro Agrícola, Apoio ao Cultivo Protegido, Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) e o Programa de Apoio ao Agronegócio de Jundiaí (PROAJ).
Caso de sucesso: João Bardi
Esses incentivos têm permitido que agricultores como João Bardi, de 77 anos, continuem a trabalhar em suas propriedades. Focado na produção de uvas, João espera que as próximas gerações tenham a mesma consciência da importância do trato com a terra. João Bardi, um dos mais respeitados agricultores de Jundiaí e região, não abre mão de cuidar de perto dos mais de 60 mil pés de uva. “A rotina no campo é puxada. Por volta das 5h da manhã já estamos em pé e vamos até a noite. Quanto mais a gente faz, mais serviço aparece; aliás, serviço na agricultura não acaba.”

Importância dos Programas de Incentivo
A diretora do Departamento de Agronegócios da Unidade de Gestão de Agronegócio, Abastecimento e Turismo, Isabel Cristina Fialho Harder, explica que os agricultores de Jundiaí têm firmado o compromisso e o amor pela terra. “A produção agrícola de Jundiaí é uma atividade extremamente importante, tanto econômica quanto ambiental e, justamente com o objetivo de manter essa qualidade, os programas estão à disposição deste público. Ganha o produtor, ganha a população.”
Benefícios oferecidos para os agricultores de Jundiaí
Como serviços subsidiados pela Prefeitura, os agricultores de Jundiaí têm à disposição equipamentos como tratores e maquinários mecanizados por uma taxa inferior ao mercado particular. Além disso, para manter a lavoura, o município oferece o SIMPOA (serviço responsável por inspecionar e registrar as agroindústrias e empresas de pequeno porte que produzem alimentos de origem animal) e o SIMPOV (novo serviço disponível com a finalidade de fomentar e regular as atividades de processamento de produtos de origem vegetal, como a fabricação de vinho e cerveja artesanais, polpa de frutas, bebidas não alcoólicas, cachaças, licores, bebidas alcoólicas fermentadas e destiladas).

Programação da Semana do Agricultor 2024
Dia 28/07 (Domingo)
Início das Atividades – Comemoração do Dia do Agricultor
- Missa do Agricultor
- Após a missa será oferecido bolo com refrigerante
- Local: Salão da Igreja do Bairro São José da Pedra Santa
- Horário: 8h30 às 10h
- Apoio: Associação Agrícola de Jundiaí
Dia 29/07 (Segunda-feira)
Fórum “A Força da Mulher no Agronegócio” com apresentação da palestra: “Seja a melhor versão de si mesma”
- Local: Auditório da UNIDAM – R. Ernesto Gonçalves Rosa Júnior, 150 – Jardim Florestal, Jundiaí
- Horário: 14h às 17h
- Apoio: Sebrae e Associação Agrícola de Jundiaí
Dia 30/07 (Terça-feira)
Jovens Rurais: Programa Eu plastifico, Nós Reciclamos
- Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani – Av. Antônio Pincinato, 4355 – Recanto Quarto Centenário, Jundiaí
- Horário: 14h às 16h
- Apoio: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani, EACEA – Soluções em Cultivo Protegido e Associação Agrícola de Jundiaí (Evento Fechado)
Dia 31/07/2024 (Quarta-feira)
Evento Técnico: “Viabilidade econômica da cultura do Cacau na região de Jundiaí”
- Local: ETEC BeSt – ETEC Benedito Storani – Av. Antônio Pincinato, 4355 – Recanto Quarto Centenário, Jundiaí
- Horário: 14h às 17h
- Apoio: Associação Agrícola de Jundiaí – CATI – Regional de São José do Rio Preto
Dia 01/08 (Quinta-feira)
Reunião Técnica: “O que você precisa saber sobre a segurança das pequenas barragens”
- Local: Associação Agrícola de Jundiaí – Av. Professor Giácomo Itria nº 388 no bairro Anhangabaú
- Horário: das 14h às 17h
- Apoio: Faculdade de Tecnologia da Universidade Estadual de Campinas – FT/UNICAMP e Associação Agrícola de Jundiaí
Dia 02/08 (Sexta-feira)
Projeto Feira Interativa – Alunos de 4 e 5 anos da Escola EMEB Florisa Volpe
- Objetivo: Incentivar as crianças a frequentarem as feiras, iniciando o hábito de frequentá-las, conscientizando sobre o consumo de frutas, verduras e legumes e promovendo a interdisciplinaridade de conteúdos curriculares das disciplinas de matemática, português e outras.
- Local: Feira do Retiro – rua Monsenhor Higino de Campos
- Horário: das 6h às 11h
- Apoio: Associação Agrícola de Jundiaí
Os incentivos para agricultores de Jundiaí desempenham um papel crucial na manutenção e desenvolvimento da agricultura local. Com programas variados e suporte constante, Jundiaí se consolida como um importante polo agrícola, garantindo não apenas a sobrevivência dos agricultores, mas também o crescimento sustentável da região.