Campanha de conscientização da AIDS.
Foto: Prefeitura de Jundiaí

No domingo (1º), Jundiaí celebra o Dia Mundial de Luta contra a AIDS com um evento especial no Centro das Artes, das 10h às 12h. A iniciativa, promovida pelo Centro de Testagem e Aconselhamento em IST/HIV (CTA), vinculado à Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS), terá como tema “Juntos somos mais fortes”.

O destaque da programação será o lançamento do documentário “Histórias Vividas — Uma história de luta contra o HIV/AIDS”, idealizado por Milena Luchesi, Grace do Prado Dan e Lurdes Munhoz, com produção de Edivaldo Zanotti. O filme retrata experiências reais de profissionais de saúde e artistas que marcaram a trajetória de enfrentamento ao HIV e da AIDS em Jundiaí.

Além da exibição do documentário, o evento contará com apresentações culturais e a exposição “O tempo não para”, que traz fotos, registros históricos e uma linha do tempo com momentos marcantes da resposta nacional à epidemia de HIV.

“O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é um momento para reforçar a importância do diagnóstico precoce e para disseminar mensagens de apoio e combate ao preconceito contra portadores do vírus”, destaca Grace do Prado Dan, gerente do CTA. “Neste ano, por meio deste documentário, revisitaremos histórias de luta e superação que inspiram e fortalecem nossa comunidade. Convidamos todos a participar desse momento especial”.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos 

Campanha ‘Fique Sabendo’: testagem e prevenção

Como parte das atividades do mês, o CTA promove a 21ª edição da Campanha “Fique Sabendo“, que incentiva a testagem e o diagnóstico de HIV e Sífilis. De segunda a sexta-feira, a testagem rápida para HIV, Sífilis e Hepatites B e C será oferecida no CTA, das 7h às 15h30, sem necessidade de agendamento.

O serviço está localizado na Rua Palmira Cervi Bárbaro, 91, Vila Hortolândia (entrada pela Rua Amadeu Sacchi).

Entre os dias 2 e 6 de dezembro, das 16h às 18h, a Clínica da Família Hortolândia (Rua Campinas, 58) também realizará testagens rápidas. Além disso, todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Clínicas da Família disponibilizarão os exames dentro da rotina de atendimento.

Cenário Atual da AIDS no Brasil e em Jundiaí

Dados do Boletim Epidemiológico HIV/Aids do Ministério da Saúde mostram que 489.594 casos de HIV foram notificados no Brasil entre 2007 e 2023. Desde o início da epidemia, em 1980, até junho de 2023, foram registrados 1.124.063 casos de AIDS.

Em Jundiaí, entre 2012 e 2023, a Vigilância Epidemiológica contabilizou 1.675 casos de HIV. Até junho de 2023, 56 novos diagnósticos foram realizados na cidade, destacando a importância contínua da prevenção e do tratamento.

[tdj-leia-tambem]

Participe e Apoie a Luta contra a AIDS

O Dia Mundial de Luta contra a AIDS é uma oportunidade para se engajar, aprender e apoiar a causa. Compareça ao evento no Centro das Artes e participe das ações da Campanha Fique Sabendo. Juntos, podemos combater o preconceito, ampliar o acesso ao diagnóstico e garantir mais qualidade de vida às pessoas que convivem com o HIV.