
Desde sua finalização, em abril, o novo prédio da Unidade Básica de Saúde (UBS) Jardim do Lago abrigou o atendimento exclusivo para os casos suspeitos de Covid-19. A partir de segunda-feira (28), a unidade agregará o atendimento de rotina completo da Atenção Básica para mais de 9 mil usuários.
Pelo tamanho do prédio (mais de 540 metros quadrados), os fluxos dos dois serviços serão distintos. “O espaço que foi usado por mais de 30 anos na cidade para a UBS não comporta o atendimento da região, que vem crescendo ao longo dos anos. Sendo assim, o novo prédio agregará, além de ambiência, maior estrutura para o atendimento da demanda geral, mantendo também a porta exclusiva para os casos suspeitos da pandemia Covid-19, garantindo segurança para a população”, detalha o gestor da Unidade de Gestão de Promoção da Saúde (UGPS) Tiago Texera.
[tdj-leia-tambem]
O prédio, localizado na rua Leonita Faber Ladeira, conta com cinco consultórios e outros dois para odontologia, salas de vacina, de procedimentos, para agentes comunitários de saúde, estoque. Além disso, o local tem sala de esterilização, expurgo e recepção acessível e demais espaços necessários para a administração do equipamento.
O investimento foi estimado em R$ 1,5 milhão, feito a partir do Estudo de Impacto de Vizinhança (EIV). A estrutura tem mais que o dobro do tamanho do prédio anterior (na Rua Filomena Ricci, 89). Posteriormente, será implementado o atendimento em Estratégia de Saúde da Família (ESF). Este terá equipes completas referenciadas para a população, facilitando a formação de vínculos e a adesão aos tratamentos.