
O Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) emitiu um alerta laranja devido à previsão de chuvas intensas até a próxima segunda-feira (30). O acumulado pode ultrapassar 100 mm em um dia, especialmente em áreas próximas à divisa entre São Paulo e Minas Gerais.
O alerta laranja é uma das classificações do INMET para situações meteorológicas que trazem riscos significativos, como chuvas fortes, ventos intensos e tempestades com potencial para causar transtornos à população.
O fenômeno climático que provocou esse cenário em todo Estado de São Paulo é a Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), que aumenta riscos de alagamentos, deslizamentos e interrupção no fornecimento de energia elétrica devido à alta concentração de chuvas.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Empregos-2
Previsão do tempo em Jundiaí
Em Jundiaí, nesta quinta-feira (26), a previsão é de sol com muitas nuvens e chuva pela manhã, à tarde e à noite a cidade enfrenta um temporal com mínima de 19ºC e máxima de 25ºC. Confira a previsão do ‘Climatempo’ para a cidade nos próximos dias:
- Sexta-feira (27): a previsão do tempo para esta sexta-feira é de chuva forte pela manhã. Abertura de sol à tarde e pancadas de chuva que vão até a noite. Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC;
- Sábado (28): tempo chuvoso de manhã e abertura de sol à tarde, acompanhado de pancadas de chuva que seguem até a noite. Mínima de 19ºC e máxima de 25ºC;
- Domingo (29): sol com muitas nuvens de manhã e pancadas de chuva à tarde. À noite a chuva para. Mínima de 16ºC e máxima de 26ºC.
Como se prevenir durante o alerta laranja?
Durante o alerta laranja, a Defesa Civil do Estado orienta que a população evite se abrigar em locais sujeitos a alagamentos ou em campo aberto, o ideal é se abrigar em uma edificação e evitar de transitar mesmo que de carro durante o período, pois uma lâmina de 30 cm de água é capaz de arrastar um veículo.
Para quem mora em áreas de risco, é indicado ficar atento aos sinais como surgimento de rachaduras nas paredes do imóvel, postes e árvores inclinadas e água lamacenta. Caso tenha notado qualquer uma destas situações, deixe o local e acione a Defesa Civil.
[tdj-leia-tambem]