Campo
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Desenvolvimento Ambiental (UNIDAM) e do Departamento de Parques, Jardins e Praças da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP), vem transformando resíduos recicláveis em alimentos frescos para famílias em situação de vulnerabilidade social.

Trata-se do Programa Delícia de Reciclagem, que atualmente beneficia cerca de 600 famílias com hortaliças e legumes cultivados na horta da UNIDAM.

Como funciona a iniciativa?

A dinâmica é simples: moradores de bairros como Jardim São Camilo, Sorocabana, Parque Nova República, Santa Gertrudes, Tupi (1, 2 e 3), Vila Ana, Jardim Fepasa e Núcleo Centenário entregam lixo seco reciclável, como papelão, garrafas PET e vidro, e recebem em troca uma sacola com alimentos frescos. As entregas são feitas semanalmente.

Entre os alimentos oferecidos estão:

  • Alface
  • Chicória
  • Rúcula
  • Beterraba
  • Cenoura
  • Couve-chinesa
  • Cheiro-verde
  • Mandioca
  • Almeirão
  • Berinjela
  • Abobrinha italiana

Todo o material reciclável é enviado ao Geresol (Gerenciamento de Resíduos Sólidos), onde é pesado e encaminhado para reciclagem. Apenas na última semana, foram arrecadados 260 quilos de recicláveis. Até a metade de julho, o total chegou a 610 quilos.

Inclusão de PANCs e receitas nas próximas etapas

Na nova fase do projeto, a Prefeitura começará a incluir também PANCs (Plantas Alimentícias Não Convencionais) e ervas aromáticas nas sacolas distribuídas à população. A proposta é ensinar o uso dessas plantas, entregando junto com os alimentos receitas e orientações de preparo.

“Já estamos iniciando a produção de algumas mudas, que futuramente também poderão ser entregues à população. A ideia é incorporar essas plantas nas sacolas e levar as informações sobre o que são, como plantar e como utilizar. São hortaliças bonitas, saudáveis e totalmente livres de agrotóxicos. Acreditamos que essa é uma forma de oferecer uma alimentação de qualidade para quem mais precisa”, explicou a técnica agrícola, Luciana Moraes.

Parceria com o Fundo Social e novas oportunidades

A presidente do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS), Ellen Camila Martinelli, visitou a horta e anunciou planos de expansão do programa:

“O Fundo Social deverá firmar uma parceria com a UNIDAM para que esses alimentos também cheguem às pessoas atendidas no FUNSS. Além disso vamos oferecer cursos voltados tanto à valorização do alimento do ponto de vista nutricional quanto à qualificação para o mercado de trabalho, promovendo autonomia financeira”, afirmou.

Visitas monitoradas à horta

Além de produzir alimentos, a horta da UNIDAM também é um espaço de aprendizado. Escolas, instituições e grupos organizados podem agendar visitas monitoradas para conhecer o processo de cultivo de alimentos livres de agrotóxicos.

“Recebemos grupos organizados de diversas idades e apresentamos todo o processo desenvolvido aqui. Além de conhecerem as hortaliças livres de veneno, os visitantes aprendem para que servem, como utilizar e até recebem sugestões de receitas”, completou Luciana.

Serviço

  • Endereço: R. Ernesto Gonçalves Rosa Júnior, 150 – Jardim Florestal
  • Telefone para agendamento de visitas: (11) 4521-1713

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]