
Quando sai para passear de carro com os pais, Gabrielle Ferreira Santos, de 11 anos, tem presenciado algumas infrações no trânsito de Jundiaí. “Vejo muita moto passando no semáforo vermelho” diz Gabrielle, moradora da Ponte São João. A menina conta ainda que sempre vê os motoristas não respeitarem a faixa de pedestre, “é perigoso e pode provocar acidentes”, alerta.
Gabriel Pires de Lima, de 12 anos, também relata alguns problemas no trânsito que têm afetado inclusive escolas. “A velocidade é grande e o barulho do motor é alto, atrapalha”, comenta o menino, morador do bairro Ivoturucaia.
Gabrielle e Gabriel fazem parte Comitê das Crianças, iniciativa de Jundiaí para dar voz às crianças. A ideia é discutir e propor soluções para problemas da cidade. “No Comitê, nós discutimos o problema de carros que passam em alta velocidade na frente das escolas”, relata Gabrielle, em uma das discussões sobre o assunto. “Chegamos inclusive a propor a instalação de radares na frente das escolas”, explica Gabriel.
Tanto Gabrielle quanto Gabriel já presenciaram acidentes de trânsito. “Falta consciência às pessoas, que precisam entender que o risco não é só delas, mas também de outras, como os pedestres”, pontua o menino.
Nova campanha para motoristas
Para diminuir o número de acidentes e mortes no trânsito, a Prefeitura de Jundiaí, por meio da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT), iniciaram uma nova campanha educativa. Serão inseridas 100 faixas com mensagens de responsabilidade nas principais vias da cidade, além de conteúdos nas redes sociais da Prefeitura. A partir de 14 de abril, haverá a emissão de “multas educativas” para motoristas que cometerem infrações em locais com presença de fiscalização eletrônica.
Após essa etapa, os onze radares instalados serão aferidos pelo Inmetro (Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia). Todos os locais serão sinalizados, de acordo com a legislação brasileira de trânsito, com o objetivo de alertar e orientar o motorista. Um mapa com os pontos de radares está disponível na página inicial do Portal da Prefeitura de Jundiaí.
[tdj-leia-tambem]
“Os equipamentos farão a fiscalização de excesso de velocidade, conversão proibida, avanço de semáforo e proibição de trânsito de veículos pesados”, explica o gestor de Mobilidade e Transportes, Aloysio Queiroz. Nessa primeira fase de radares instalados, eles vão registrar as infrações dos motoristas, mas ainda não vão gerar multas.
Segundo dados do sistema Infosiga do Governo do Estado de São Paulo, em janeiro e fevereiro de 2021 foram registrados 346 acidentes em vias municipais e em rodovias que cortam a cidade, com 15 óbitos. Dados de março ainda não foram disponibilizados. Em todo o ano passado, foram 2.093 acidentes com vítimas não fatais e 60 com vítimas fatais.