Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Até o dia 31 de janeiro – com exceção de dias com tempo instável e chuvoso – o serviço de aluguel de bicicletas do Parque da Cidade, em Jundiaí, funcionará com horário especial: diariamente, das 9h às 16h (horário do último aluguel).

O espaço fica próximo à administração do Parque da Cidade e da divisa com o Mundo das Crianças e conta com 150 bicicletas de diversos tamanhos, desde infantil até adulto, além de “cadeirinhas” para crianças acompanhantes.

Os interessados devem apresentar documento com foto (podendo ser digital) e preencher ficha com dados. O aluguel tem duração de uma hora e custa R$ 10, aceitos em pagamento com dinheiro, cartão de débito ou PIX. Os recursos do aluguel são integralmente destinados ao Programa de Esportes e Atividades Motoras Adaptadas (PEAMA), programa vinculado à Unidade de Gestão de Esporte e Lazer, que visa à inclusão de pessoas com deficiência por meio da democratização da prática esportiva.

O uso das bicicletas é autorizado para toda a extensão do Parque da Cidade e da ciclovia até o Jardim Botânico, sem incluir o Mundo das Crianças. Se o passeio durar mais de uma hora, não é necessária renovação imediata no local, pois o acerto da diferença pode ser feito ao final do passeio.

Famílias curtem passeio de bicicleta no Parque da Cidade

A família Gonzalez aproveitou a manhã ensolarada desta sexta-feira (10) para fazer um passeio de bicicleta pelo Parque da Cidade. Em férias em Jundiaí para visitar familiares, Dayan, Ariadne e a filha Liah vieram de Araçatuba e utilizaram o serviço de aluguel de bicicletas.

“Nas últimas férias também estivemos aqui e quisemos voltar, mas, desta vez, para pedalar. Além de fazer exercício, de bicicleta dá para conhecer melhor o parque. Nossa cidade é muito pequena, não tem espaços como este, e passear em família é sempre especial”, comentou o engenheiro.

Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Quem também aproveitou a novidade foi o bombeiro Elnatã Moreira, que veio de Campo Limpo Paulista, acompanhado da operadora de máquina Emilly Cristina, moradora de Jarinu. “Quisemos aproveitar o dia de folga para ter paz junto à natureza. Até tenho bicicleta, mas ia dar muito trabalho ter de desmontá-la para colocar no porta malas, já que eu sabia que tinha o aluguel”, comentou.

Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Já na família Nascimento, que reside no bairro do Engordadouro, o passeio no Parque foi o primeiro do pequeno Felipe, de sete anos, desde que tirou as rodinhas da sua bicicleta. “Os meus filhos têm bicicleta, então alugamos só para mim e para o meu marido. Será a nossa primeira pedalada assim em família. Frequentamos muito vários parques, principalmente o do Engordadouro, por ser perto de casa, mas desta vez, por conta do aluguel, viemos ao Parque da Cidade”, comentou a mãe Bruna, acompanhada do pai Vitor e do outro filho Caíque, de nove anos.

Aluguel de bicicletas no Parque da Cidade de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí