Alunas formadas no curso de manicure do FUNSS
Foto: Prefeitura de Jundiaí

Após a carga horária de 48 horas, as alunas do Curso de Manicure do Fundo Social de Solidariedade (FUNSS) de Jundiaí se formaram essa semana. Assim, como conclusão, as sete mulheres visitaram o Espaço Jundiaí Empreendedora.

Ali, as formadas conheceram o espaço e aprenderam sobre formalização do trabalho, tributação e formas de obtenção de créditos. Além disso, participaram de uma palestra com a equipe do Sebrae. No local, o diretor do Departamento de Fomento ao Comércio e Serviços da Unidade de Gestão de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia (UGDECT), Enrico Arkchimor Milamonti, as recebeu.

“Esperamos que vocês aproveitem esta oportunidade para gerarem renda e consigam ter muito sucesso. E este espaço pode contribuir em muito para isso e para que vocês se formalizem”, declarou Enrico. “Contamos com espaço de coworkig público, computadores, impressora, além do Banco do Povo, onde vocês solicitar créditos para a compra de carrinho, cadeira, esmaltes. Este espaço é de vocês e espero que comentem também com as suas amigas ”.

‘Agora me sinto uma manicure de verdade’

Participaram do curso ao longo do mês de julho mulheres cadastradas nos Cras; do Centro de Convivência, Cultura, Trabalho e Geração de Renda (CECCO); e dos serviços de Saúde Mental da UGPS.

Uma das alunas foi Ana Claudia Campos, que já atuava como manicure e pedicure, mas agora se especializou. “Fiz a atualização do meu Cadastro Único e a técnica me ofereceu para participar deste curso. Eu já praticava o serviço, mas não sabia muitas coisas e agora me sinto uma manicure de verdade”, comentou Ana Claudia, que mora na vila Comercial.

“Foi uma oportunidade muito importante que a Prefeitura realizou. Até vale transporte social forneceram. Agora só não decola quem não quer.”

Alunas formadas no curso de manicure do FUNSS
Ana Claudia (centro) elogiou a iniciativa da Prefeitura de Jundiaí (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

De acordo com a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, a iniciativa reforça o trabalho das Unidades de Gestão da Prefeitura, em benefício da população. Sobretudo, segundo ela, dos moradores que, hoje, vivem em situação de vulnerabilidade.

“Contribuir com este trabalho é uma alegria para o Fundo Social, que é o lugar de fomento à geração de renda e emprego por meio da qualificação profissional gratuita. Tenho certeza que esta ação, que veio ao encontro da essência do Funss, será solo fértil e trará bons frutos às participantes”, concluiu a presidente.

[tdj-leia-tambem]

Enquanto isso, a gestora da UGADS, Maria Brant, enfatizou a importância da formação e da visita do grupo. “A ideia deste fluxo, em que os usuários passam pela Divisão de Inclusão Produtiva e Qualificação Profissional da UGADS e recebem alguma formação, que eles conheçam o Jundiaí Empreendedora, como forma de conectar as pessoas e os serviços todos viabilizados pela Prefeitura”.