
Na tarde desta terça-feira (25), 12 alunos com deficiência da rede municipal de ensino da Prefeitura de Jundiaí participaram de um encontro no Mundo das Crianças, junto de seus pais e responsáveis. O dia foi acompanhado do Departamento de Educação Inclusiva (DEIN) da Unidade de Gestão de Educação.
Essa visita ao Mundo das Crianças faz parte do projeto do DEIN, que iniciou um trabalho com Grupo de Pais em abril. Esse projeto tem como objetivo aproximar o Departamento de Educação Inclusiva, as unidades escolares e as famílias dos alunos.
“Queremos fortalecer ainda mais essa parceria entre todos os envolvidos com a criança, auxiliar no desenvolvimento de ferramentas para o enfrentamento dos desafios vivenciados no ambiente escolar. São ações que complementam a educação de boa qualidade oferecida pelo Escola Inovadora”, explica a gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques.
De acordo com a Prefeitura de Jundiaí, o projeto reúne seis grupos que se reúnem mensalmente, em formato híbrido (virtual e presencial).
Participação da família
Danilo e Camila Martins Versuri participaram do encontro com seu filho, Rafael. Segundo Camila, o filho era autista não verbal e agora, com 5 anos de idade, já fala e sabe ler. “Essa ação acrescenta muito, porque estamos mais próximos da escola, podemos compartilhar mais sobre as individualidades do Rafael. Além disso, formamos uma rede de apoio com os outros pais, que tem sido muito importante pela troca de experiências”.
“Entendemos os pais como parceiros, a unidade escolar pode atender adequadamente às especificidades e o processo de inclusão pode funcionar de uma maneira mais efetiva. Por todas essas razões, os pais são coparticipes na implementação e no eventual sucesso dessa política. O encontro de hoje faz parte de uma programação de encontros mensais. Após a visita, vamos encaminhar à equipe do Mundo das Crianças, uma devolutiva a partir dos olhos dos estudantes e pais”, explica a coordenadora pedagógica do DEIN, Joyce Rodrigues da Mota Iole.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		