Alunos da EMEB Edward Aleixo, de Jundiaí, fazem de plantio de árvores

Fazendo parte do programa de desemparedamento da infância da Escola Inovadora, que prioriza as atividades ao ar livre e em espaços abertos, os alunos da Educação Infantil I da EMEB Edward Aleixo participaram, nesta quinta-feira (10), do plantio de mudas de árvores, cedidas pelo Jardim Botânico de Jundiaí. A área do parque da escola recebeu 32 novas mudas das espécies Tamarindo, ipê-verde, embira-de-sapo, amendoim-bravo, grumixama, chuva-de-ouro, mutambo, pau-gonçalves, angico e maria-mole.

[tdj-leia-tambem]

“A ideia de plantar árvores surgiu em 2020, durante a montagem do Projeto Pedagógico da escola, com o objetivo de ampliar o sombreamento da reestruturação do parque da escola e deixando um espaço mais agradável para as atividades com as crianças”, contou a diretora da EMEB, Karina Vitor Barbosa Sousa. A escolha das espécies levou em conta as plantas nativas da Mata Atlântica e do Cerrado, além de exóticas frutíferas. “As plantas fazem parte da coleção botânica do Jardim Botânico de Jundiaí. A equipe realizou o plantio com a ajuda das crianças”, explicou o engenheiro Florestal do Jardim Botânico, Thiago Pinto Pires.

A gestora de Educação, Vastí Ferrari Marques, celebra a iniciativa dos educadores da EMEB Edward Aleixo. “Oferecemos formações e incentivamos que as equipes das unidades escolares vivenciem as experiências para que possam desenvolver as atividades com os alunos. Esse é mais um exemplo de iniciativa de sucesso aplicada dentro do desemparedamento da infância, da Escola Inovadora”.