Alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí promovem campanha solidária

Para minimizar o impacto social causado pela pandemia da Covid, os estudantes da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) desenvolveram a campanha solidária, com o tema ‘E se a pandemia fosse solidária?’, a fim de arrecadar alimentos não perecíveis, fraldas infantis e de adulto, leite, materiais de higiene pessoal e de limpeza para serem entregues às famílias que estão passando por dificuldades em Jundiaí.

O intuito é atender o maior número de famílias em vulnerabilidade, por meio da doação na plataforma benfeitoria, até dia 22 de maio. Todas as doações serão entregues ao Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí. “Ajude, colabore com qualquer quantia. O coração daquela família que recebe fica mais esperançoso, diante de tantas dificuldades, neste momento”, diz Arthur Torres, aluno da FMJ.

A campanha solidária surgiu em função da interrupção nas atividades do Projeto Vozes das Ruas (PVR). O PVR é um projeto de extensão universitária criado em 2010 e tem o objetivo de desenvolver mutirões de saúde com a população. Antes da pandemia, era feitas campanhas sobre a saúde do homem, da mulher, do idoso e da criança, além de exames básicos de medidas antropométricas, pressão arterial e glicemia.

Somente em 2019, cerca de 1,3 mil pessoas foram atendidas pelos 683 estudantes de medicina voluntários. “O projeto de Extensão Vozes das Ruas já tem essa finalidade, mas em função da pandemia, não conseguimos ir aos bairros oferecer assistência, encontramos essa forma de colaborar”, explicou Gabriela Carvalho, uma das organizadoras da ação.

A campanha conta com o apoio da Diretoria da FMJ e outros núcleos da instituição,como Projeto de Extensão Sorrisoterapia, Cursinho Sirius, Projeto de Extensão Novo Olhar, Saúde em Libras, Diretório Acadêmico e Associação Atlética Professor Alphonso Bovero, Associação de ex-alunos e Congresso Médico Acadêmico.

[tdj-leia-tambem]