
Nesta quarta-feira (30), o Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss) recebeu doações dos alunos da Faculdade de Medicina de Jundiaí (FMJ) para a Campanha Permanente. A arrecadação faz parte da campanha “E se a pandemia fosse de solidariedade?”, coordenada pelos estudantes do Projeto de Extensão Vozes das Ruas (PVR), que desenvolve mutirões de saúde nos bairros de Jundiaí, com foco na prevenção.
Através da campanha, os alunos arrecadaram dinheiro e reverteram a quantia em cestas básicas de alimentos não perecíveis, leite longa vida, absorventes higiênicos descartáveis, fraldas descartáveis, escovas de dente, sabonetes, xampus e cremes dentais.
A ação de arrecadação durou um mês e contou com o apoio de familiares e amigos, da Diretoria da FMJ e outros núcleos da instituição, como Projeto de Extensão Sorrisoterapia, Cursinho Sirius, Projeto de Extensão Novo Olhar, Saúde em Libras, Departamento de Promoção Social do Diretório Acadêmico Prof. Alphonso Bovero, Associação Atlética, Associação de Ex-Alunos e Congresso Médico Acadêmico.
“A diretoria entende que a atitude está em conformidade com a missão da instituição, que é formar profissionais de saúde com base humanista, reflexiva e com senso de responsabilidade social. Ajudar famílias em situação de vulnerabilidade é uma oportunidade de inserção social nestes tempos tão difíceis de pandemia”, comenta o Prof. Dr. Evaldo Marchi, diretor da FMJ.
Fazendo a diferença
Os produtos adquiridos pelos alunos serão direcionados aos atendimentos da Campanha Permanente do Funss. Representando a primeira-dama e presidente do Funss, Vanessa Machado, o prefeito de Jundiaí, Luiz Fernando Machado, agradeceu a mobilização dos alunos. “A cidade avança quando não deixa ninguém para trás e Jundiaí tem esta característica: um município acolhedor à dificuldade do outro. Com a pandemia, há muitas famílias em vulnerabilidade que dependem de ajuda e, por isso, receber esta doação é motivo de grande alegria”, disse.
“Me senti útil contribuindo com uma ação, mesmo que pequena, no meio de algo muito grande que se tornou essa pandemia. Nós ficávamos em casa pensando em como poderíamos ajudar os outros, enquanto ainda não podemos contribuir, diretamente, na linha de frente. Então, surgiu a ideia de fazermos a campanha. Para nós, foi muito gratificante ajudar de alguma forma e, com certeza, superou as expectativas”, comenta Gabriela Carvalho, uma das idealizadoras da campanha e aluna da FMJ.
Também estiveram presentes na entrega das doações, Ana Carolina Marquesini de Camargo, vice-diretora da FMJ, e Tânia Pupo, assessora de Planejamento e professora de Saúde Coletiva, e a diretora do Funss, Francine Picardi.

Campanha Permanente
A Campanha Permanente do Fundo Social atende entidades, igrejas e associações, com cadastros atualizados e que assistem crianças, jovens, adultos, idosos e pessoas em situação de rua.
Além disso, a Campanha Permanente também dá suporte aos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), coordenados pela UGADS, e responsáveis pelo atendimento direto ao munícipe em vulnerabilidade. As doações são entregues diretamente na sede do Funss, que está dentro do Parque da Uva. O acesso é pela avenida Dona Manoela Lacerda de Vergueiro, s/n, portão 03, bairro Anhangabaú. O funcionamento da unidade é de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, exceto feriados. Para mais informações, é possível entrar em contato pelos telefones (11) 4521-2762, 4521-2929 e 4521-6833.
[tdj-leia-tambem]