Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A professora Luana Valverde Bocchino, da EMEB Professor Flávio D’Angieri, com o objetivo de explicar as características do gênero conto de aventura e incentivar a participação dos alunos na Olimpíada de Redação, tem trabalhado seu tema durante as aulas com os alunos do 4º ano B.

Conto de aventura é o gênero correspondente à categoria mirim, da qual os estudantes dos 4º anos estão inseridos, a professora Luana conta como está o processo de trabalho. “Começamos lendo o regulamento da Olimpíada de Redação, para que eles pudessem conhecer os detalhes. Depois passamos para as características do gênero em si e produção de ficha de personagem, além de dicas como a necessidade de criar história e personagens autorais”, explica Luana.

Ao serem questionados sobre o que precisa ter em um conto de aventura, os alunos responderam “o personagem precisa ter um ponto fraco, um rival, um conflito, suspense, lutas épicas e a resolução”, comentaram.

[tdj-leia-tambem]

A 16ª Olimpíada de Redação está com as inscrições abertas até as 23h59 de 17 de setembro de 2021 via internet, na página da Prefeitura de Jundiaí e da Biblioteca Prof. Nelson Foot. Podem se inscrever residentes ou não no município de Jundiaí, desde que residam em território nacional.

O tema desta edição é inspirado na frase de Cora Coralina “Tenha sempre um livro ao alcance de seu tempo”. São cinco categorias: Pré-mirim (1º ao 3º ano do Ensino Fundamental I); Mirim (4º ao 5º ano – Ensino Fundamental I e 6º ano do Ensino Fundamental II), Infantil (7º ao 9º ano do Ensino Fundamental II), Juvenil (1º ao 3º ano -Ensino Médio – regular ou técnico) e Adulto (Acima de 18 anos – desde que não estejam matriculados no Ensino Médio Regular ou Técnico ou menores de 18 anos que já tenham concluído o Ensino Médio).

A premiação varia de R$ 2,5 mil até R$ 1,3 mil, do primeiro ao quinto colocado de cada categoria.