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Foto: Divulgação

Reunindo 95 alunos finalistas de 48 escolas do Ensino Fundamental de Jundiaí, a etapa final do Torneio MenteInovadora será realizada no próximo sábado (19), das 9h às 13h, no Complexo Argos.

O evento visa promover a interação entre os estudantes da rede municipal aliando atividades que poderão ser realizadas, de maneira lúdica, entre os alunos e seus familiares.

Organizada pela Unidade de Gestão de Educação de Jundiaí em conjunto com a Mind Lab, líder brasileira no desenvolvimento de tecnologias de impacto social por meio da abordagem socioemocional, no dia são esperados alunos, familiares, professores e gestores de educação.

Todos os alunos, ao final do torneio, serão premiados com medalhas. No entanto, os primeiros quatro colocados, tanto dos quartos quanto dos quintos anos, receberão prêmios.

Os alunos que ficarem em primeiro lugar, ganharão um celular. Já a segunda, terceira e quarta colocação receberão jogos.

A organização também planeja diversas atrações para o dia, como feira de artesanato, jogos para envolver toda a família e o acesso a computadores para conhecer a plataforma digital Mindzup – projeto gameficado, desenvolvido pela Mind Lab, a fim de vivenciar valores do Programa MenteInovadora, entre eles: respeito mútuo, trabalho em equipe, envolvimento familiar e obediência às regras.

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Foto: Divulgação

Além disso, também haverá mais atrações, como uma tenda repleta de jogos de tabuleiro para a diversão de todos. As outras atrações, consistem em oficinas, como:

  • “Construindo com as Mãos”, proposta norteada por um dos métodos incluídos na metodologia da Mind Lab;
  • Método de Tentativa e erro, que será focado na confecção do produto final apresentado e disponibilizado em kit;
  • Picode, que propõe uma experiência da cultura maker;
  • Oficina Stop Motion – técnica de animação quadro a quadro;
  • Oficina Árvore do Pensamento, que alia jogos com natureza e tecnologia;
  • “Hora da História” e momentos de recreação, com a realização das Brincadeiras de chão, como a Tentativa e erro, que serão conduzidas por Coordenadores de Núcleo da rede municipal de Ensino.

Por meio de uma parceria com a Prefeitura Municipal de Jundiaí, a Mind Lab disponibiliza conteúdos alinhados com a nova BNCC- Base Nacional Comum Curricular, que possibilitam mudanças na prática pedagógica e auxiliam na aprendizagem integral dos alunos de forma colaborativa.

Como recursos pedagógicos, os jogos de raciocínio estão associados a reflexões e organização dos pensamentos, bem como o desenvolvimento das funções socioemocionais e cognitivas. Além disso, os jogos também auxiliam os alunos na construção do autoconhecimento e autocontrole.

O Programa MenteInovadora da Mind Lab adaptou cerca de 50 jogos de raciocínio para o contexto brasileiro.

O currículo é estruturado progressivamente por semestre para desenvolver habilidades específicas nos alunos de acordo com sua faixa etária e necessidades de desenvolvimento para alunos de 1 a 18 anos. Os professores recebem manuais que explicam e estruturam cada lição em detalhes para apoiar o desenvolvimento do conjunto de competências do currículo para o respectivo semestre.

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Foto: Divulgação

A Mind Lab

Visando mudar a realidade socioeconômica e educacional no Brasil, a Mind Lab fomenta um ecossistema comunitário e cria sinergia entre projetos que impactam mais de 15 milhões de pessoas, reduzindo, assim, desigualdades educacionais e tirando pessoas da linha da pobreza.

Por meio do Programa MenteInovadora, já impactou a vida de 5,6 milhões de pessoas com uma metodologia própria que atua na jornada educacional, cognitiva e socioemocional de 500 mil alunos e mais de 40 mil professores, sobretudo da rede pública de ensino, visando ainda reduzir as desigualdades na educação. Através de uma metodologia própria, foca na abordagem socioemocional, e busca a recomposição de aprendizagem escolares utilizando recursos para o ensino de componentes curriculares de Língua Portuguesa e Matemática.

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