fachada da etec best
Etec Benedito Storani traz curso inédito no próximo ano de Gastronomia Integrado ao Ensino Médio (Foto: Divulgação)

Alunos do curso técnico em Alimentos da Etec Benedito Storani, de Jundiaí, desenvolveram um iogurte natural inovador que reaproveita resíduos da produção de vinho. A iniciativa, que alia ciência, nutrição e sustentabilidade, conquistou o terceiro lugar no prêmio Ashland Studio Solver Award, durante a 23ª edição da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace) 2025.

A ideia surgiu no ambiente fértil da escola técnica, onde a vitivinicultura integra diversas formações. Diante dos subprodutos gerados nesse processo, os estudantes encontraram uma oportunidade de transformar o que seria descartado em um ingrediente funcional e natural.

“Um dos resíduos da produção de vinho é o bitartarato de potássio – uma substância sem sabor relevante, mas com importante potencial corante. Então surgiu a ideia de substituir corantes sintéticos, geralmente derivados do petróleo, por uma alternativa mais natural”, explica o estudante João Pedro Borges Veloso.

Inovação com foco em saúde e sustentabilidade

João Pedro integra o grupo com as alunas Manuella Gomes Ambrosio e Victória Moreira Giaretta, sob orientação da professora Silvia Candida Correa Fernandes Botti e coorientação de Rosa Tizue Nakano Sakae. Juntos, eles criaram o projeto Iogurte com Corante Natural, BiTartarato e Farinha da Casca de Uva, que alia nutrição funcional e redução de impactos ambientais.

Além do uso do bitartarato como corante, o produto também incorpora farinha de casca de uva como espessante natural, com valor nutricional agregado. O resultado é um iogurte simbiótico, com prebióticos e probióticos.

“Nosso iogurte é enriquecido com prebióticos e probióticos, tornando-se um alimento simbiótico que favorece o equilíbrio da microbiota intestinal. É uma proposta sustentável, que incentiva a economia circular e reduz o impacto ambiental”, afirma Manuella.

Reconhecimento na Febrace 2025

A proposta foi uma das 14 selecionadas entre as Etecs para a fase final da Febrace 2025, realizada em março no campus Butantã da Universidade de São Paulo (USP). O reconhecimento no evento nacional reforça a relevância de projetos escolares voltados à ciência aplicada e à inovação com responsabilidade ambiental.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

[tdj-leia-tambem]