Alunos de Jundiaí participam de projeto nacional sobre sustentabilidade

Produções fotográficas de alunos do ensino fundamental II, de 6º ao 9º anos,  das escolas estaduais Padre Maurílio Tomanik e Eloy de Miranda Chaves, em Jundiaí, fazem parte de um programa nacional de cultura, criado pelo Ministério do Turismo e que se transformou em um livro divulgado para todo o Brasil.

Intitulada “Arte da Imagem – caminhos do consumo consciente”, a publicação faz parte do Projeto Arte da Imagem e consistiu em auxiliar os estudantes a produzirem as fotografias utilizando o celular, com temas voltados à sustentabilidade. A importância se dá pelo auxílio na criação de respeito e conscientização ao meio ambiente, pelos alunos do ensino fundamental.

Para produzir as fotos, os estudantes receberam orientações e workshops de modo virtual, o que não impediu a boa comunicação e empenho. Apesar do desafio de fazer tudo pela internet, a publicação resultou em grandes fotos.  O livro já está disponível na versão online e serão entregues versões impressas às instituições de ensino participantes.

Etapas

As etapas do projeto tiveram início em dezembro do ano passado, com oficinas virtuais direcionadas aos professores. Na sequência, houve orientação para o envio da campanha.

Em Jundiaí, participaram as escolas estaduais Dr. Rafael Mauro, Prof. Maria José Maia de Toledo, Coronel Siqueira de Moraes, Prof. Ana Pinto Duarte Paes, Cecília Rolemberg Porto Guelli, Prof. Albino Melo de Oliveira, Prof. José Feliciano de Oliveira, Rafael de Oliveira e Adib Miguel Haddad.

Por meio de votação popular, as escolas Padre Maurílio Tomanik e Eloy de Miranda Chaves foram vencedoras. A partir daí, foi desenvolvido workshop com os alunos e divulgação das campanhas, veiculadas nas mídias digitais e grafitadas no muro das escolas. Para concluir, os trabalhos foram reunidos no livro que será distribuído.

Além disso, o projeto desenvolveu um vídeo que mostra todos os procedimentos vivenciados pelos alunos.

[tdj-leia-tambem]

Projeto

O Projeto Arte da Imagem visa desenvolver campanhas relacionadas à sustentabilidade para professores e alunos de 128 escolas da rede pública em 12 cidades – Agudos, Aracaju, Cabo de Santo Agostinho, Criciúma, Itapetininga, Jacareí, João Pessoa, Jundiaí, Queimados, São Paulo, Uberaba e Urussanga.

Para conhecer o livro, basta fazer o download pelo link. A partir da página 103 estão as fotografias dos alunos jundiaienses.