
O Governo de São Paulo anunciou, nesta quarta-feira (28), a prorrogação da Fase de Transição de 1 até 9 de maio. Com isso, o horário de funcionamento do comércio e do setor de serviços foi ampliado e passa a ser das 6h às 20h. De acordo com o Sindicato do Comércio Varejista de Jundiaí (Sincomercio) e a Câmara de Dirigentes Lojistas de Jundiaí (CDL), a medida é positiva.
Edison Maltoni, presidente do Sincomercio e da CDL Jundiaí, afirma que “a ampliação do horário do comércio atende as necessidades do comércio, especialmente por conta da expectativa de vendas para o Dia das Mães, considerada como a principal data comemorativa do primeiro semestre”. Ele comenta ainda que a notícia é boa para estimular a economia, já que o setor teve grande prejuízo.
“Ressaltamos a importância de todos seguirem respeitando todos os protocolos sanitários”, relembra Edison. No entanto, ambas as entidades aguardam publicação do decreto municipal com orientações.
Campanha Dia das Mães
Para estimular as vendas no comércio de Jundiaí no Dia das Mães e oferecer ao consumidor uma lembrança especial, a CDL e o Sincomercio promovem a campanha “Mãe, tem mensagem pra você!”. As lojas de comércio e de serviços participantes da campanha vão oferecer uma mensagem de vídeo personalizada para as mães a partir do envio de 3 fotos. Para garantir o voucher, o consumidor precisa comprar nas lojas de comércio e de serviços participantes relacionadas no site https://campanha.cdljundiai.com.br
Pesquisa Dia das Mães
Segundo o levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offer Wise Pesquisas, 77% dos consumidores devem realizar pelo menos uma compra no período — o dado fica próximo dos 78% observados em 2019, antes da pandemia.Em números absolutos, a expectativa é de que aproximadamente 122,9 milhões de brasileiros presenteiem alguém este ano, o que deve movimentar uma cifra próxima de R$ 24,3 bilhões nos segmentos do comércio e serviços.
De acordo com o levantamento, os entrevistados têm a intenção de presentear não apenas as próprias mães (79%), como também as esposas (18%) e sogras (18%). Os principais presentes devem ser roupas, calçados e acessórios (49%), perfumes (42%), cosméticos (28%) e chocolates (21%). O ranking ainda é formado por flores (18%), maquiagem (14%), utensílios de cozinha (12%) e celular/smartphone (11%).
Sobre valores, 27% dos entrevistados devem gastar entre R$ 51 a R$ 100 com os presentes. Já considerando a média total de gastos, o brasileiro deve desembolsar R$ 197,46.
O levantamento apontou ainda que as lojas físicas aparecem como o principal local de compras dos brasileiros, 69% dos entrevistados afirmaram que pretendem comprar a maioria dos presentes fisicamente sobretudo nos shopping centers (26%) e em lojas de rua (20%).
Já a internet aparece como local de compra de 57% dos consumidores, principalmente nos sites e lojas virtuais (38%). Para os entrevistados, os fatores que mais pesam na escolha do local de compra são a atratividade do preço (45%), as promoções (36%), a qualidade dos produtos (35%) e frete grátis (29%).