Animais resgatados.
Animais intoxicados em lago azul recebem tratamento da Mata Ciliar (Foto: Reprodução/ Facebook Mata Ciliar)

Nesta terça-feira (20), a Associação Mata Ciliar divulgou imagens dos animais resgatados no Parque Botânico do Tulipas, em Jundiaí (SP), após serem tingidos de azul por corante vazado nas águas.

“A cada dia que passa os animais vão perdendo a coloração azulada do corante […]. Nossa equipe se empenha no processo de desintoxicação e lavagem desses animais”, escreveu em publicação nas redes sociais. 

Relembre o caso

Na última terça-feira, 13 de maio de 2025, um acidente envolvendo uma carreta que transportava corante químico resultou em um vazamento que tingiu de azul o lago do Parque Botânico do Tulipas. O corante, originalmente vermelho, reagiu com a água e causou a morte de peixes, além de afetar outros animais, como patos e capivaras, que ficaram com a pelagem azulada. 

A Prefeitura, juntamente de outros órgãos, trabalham na recuperação e tratamento das áreas afetadas. A ação foi acompanhada de perto pelo prefeito Gustavo Martinelli.

Em resposta ao incidente, vereadores de Jundiaí propuseram um projeto de lei que prevê multas de até R$ 500 mil para empresas responsáveis por crimes ambientais, além da obrigação de ressarcir os custos com limpeza e recuperação da área afetada. A proposta visa fortalecer a legislação municipal e prevenir futuros desastres ecológicos.

[tdj-leia-tambem]

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4