Apresentação Teatral na APAE
Foto: APAE Jundiaí

Nos dias 2, 3 e 4 de outubro, a Cia. dos Patos realizou uma Oficina de Teatro voltada para crianças, jovens e adultos atendidos pelo Departamento de Saúde da APAE de Jundiaí. A iniciativa foi uma contrapartida da Lei Paulo Gustavo, do Ministério da Cultura, em parceria com a Unidade de Gestão de Cultura de Jundiaí.

As oficinas foram oferecidas em dois períodos, manhã e tarde, com grupos de aproximadamente 20 pessoas. “Como fomos contemplados pela Lei, a contrapartida para receber essa verba é oferecermos apresentações aqui na APAE e oficinas de teatro”, explicou Cadu, ator da Cia. dos Patos. Ele ainda mencionou que, em junho, a companhia apresentou na APAE o espetáculo “Têm Vespas na Colmeia!”.

Segundo Cadu, o principal objetivo das oficinas foi proporcionar aos participantes uma vivência teatral semelhante ao processo criativo da peça “Têm Vespas na Colmeia!”. Durante as atividades, os participantes foram convidados a explorar exercícios teatrais e sensoriais, além de experimentações com instrumentos musicais.

“Estamos aplicando exercícios teatrais e sensoriais, além da introdução de experimentações com instrumentos musicais, proporcionando aos participantes uma experiência imersiva semelhante a que o público vivencia ao assistir ao espetáculo”, destacou o ator. Ele também defendeu a importância dessa abordagem como uma maneira de conectar os participantes com suas próprias percepções e capacidades.

CIA. dos Patos
Foto: APAE Jundiaí

Para Cadu, que geralmente trabalha com crianças, a experiência com os jovens da APAE foi muito enriquecedora. Ele descreveu a receptividade dos participantes como “grandiosa” e ressaltou o impacto positivo da troca de experiências.

“Foi bem diferente do que estou habituado, mas a receptividade deles é muito grandiosa. Eles são muito generosos em compartilhar, tem sido uma experiência muito boa, muito bacana. É uma troca incrível na qual todos crescem”, explicou.

Além disso, ele refletiu sobre o aprendizado mútuo. “O que levamos daqui é uma experiência única de como eles enxergam o mundo de uma forma diferente. Mesmo tendo algumas barreiras, isso não os limita, e é muito gratificante para nós”, concluiu o ator.

Inclusão e desenvolvimento na APAE de Jundiaí

A realização dessas oficinas de teatro faz parte de uma série de ações que visam o desenvolvimento integral dos usuários da APAE. Essas atividades oferecem experiências que vão além da rotina diária, estimulando a criatividade e promovendo o crescimento pessoal. Para a APAE de Jundiaí, o workshop representou um importante passo na construção de uma cultura inclusiva e no fortalecimento dos laços entre arte, educação e sociedade.

Agradecimento especial à Cia. dos Patos

A APAE de Jundiaí expressou sua gratidão à Cia. dos Patos pela oportunidade de proporcionar momentos de expressão, inclusão e crescimento para os seus assistidos. Os participantes saem dessas oficinas com novas perspectivas e habilidades, enriquecendo suas vidas por meio da arte.

[tdj-leia-tambem]