APAE de Jundiaí reúne a famílias para aula aberta do Projeto Arte e Movimento
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

Na quarta-feira (31), a APAE de Jundiaí proporcionou um momento especial para seus assistidos com a realização de uma aula aberta do Projeto Arte e Movimento. O evento, que aconteceu na Sala Jundiaí, localizada no Complexo Fepasa, reuniu as cinco turmas do projeto com o objetivo de promover a interação entre os participantes e fortalecer os laços familiares.

A atividade faz parte dos preparativos para a apresentação de encerramento do projeto, que ocorrerá em setembro na Sala Glória Rocha. As crianças e adolescentes estavam acompanhadas pela coordenadora de Assistência Social da APAE, Adriana Lourenço de Almeida Azevedo, e pelo professor de dança André Martins Farias.

APAE de Jundiaí reúne a famílias para aula aberta do Projeto Arte e Movimento
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

[tdj-leia-tambem]

Projeto Arte e Movimento da APAE de Jundiaí

Financiado pelo Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA), o Projeto Arte e Movimento busca integrar crianças e adolescentes com Síndrome de Down, Deficiência Intelectual e Transtorno do Espectro Autista, oferecendo-lhes oportunidades de desenvolvimento artístico e social.

Segundo o professor de dança André, o intuito da aula aberta é proporcionar um ambiente acolhedor onde os participantes possam se conhecer melhor, fortalecendo o senso de comunidade e cooperação. “Eles estarão juntos durante todo o dia da apresentação, então é essencial que se conheçam e se sintam à vontade uns com os outros”, explicou o professor.

APAE de Jundiaí reúne a famílias para aula aberta do Projeto Arte e Movimento
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí

Além de promover a dança, o projeto é multidisciplinar e inclui atividades de teatro, encenação e passeios culturais. O grupo já visitou o SESC, a Sala Glória Rocha e o próprio Complexo Fepasa, proporcionando experiências enriquecedoras e ampliando o repertório cultural dos participantes.

A integração das famílias é outro aspecto fundamental do projeto. A participação ativa dos pais nas atividades contribui para o engajamento e a motivação dos assistidos. “Independentemente da sua condição, todas as crianças merecem o apoio dos pais e familiares em tudo que se propuserem a fazer”, comentou Eduardo Soares Benjamin, pai de um dos participantes.

APAE de Jundiaí reúne a famílias para aula aberta do Projeto Arte e Movimento
Foto: Divulgação/APAE de Jundiaí