
Na última quarta-feira, 21 de agosto, a APAE Jundiaí deu início à Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla com uma programação especial focada na inclusão e conscientização. As atividades começaram com a visita dos estudantes da EMEB José Romeiro Pereira (GEVA) durante os períodos da manhã e tarde. As crianças participaram de uma palestra lúdica, onde música e interação foram elementos centrais, proporcionando uma experiência de aprendizado dinâmica e envolvente.
A professora do GEVA ressaltou o valor dessa vivência para os alunos. “Esta visita permite que eles conheçam outras realidades e possam conviver e interagir com outras deficiências. Em nossa escola, temos uma cadeirante que é muito respeitada pelas crianças. Essa é uma vivência que acredito que eles vão levar para a vida inteira. Entre eles não há preconceito, só amor e empatia. Quando eles perguntam, nós explicamos que todos são iguais”, explicou.
Ela reforçou que os aprendizados dessa experiência serão abordados em sala de aula. “Na escola, estamos com uma atividade chamada texto literário e eles vão relatar no diário tudo que viveram aqui hoje”, destacou a professora, evidenciando o impacto positivo tanto para a APAE Jundiaí quanto para os estudantes municipais.
A fonoaudióloga e musicoterapeuta Marília Prado de Oliveira liderou a palestra lúdica, combinando música, dança e muita interação. “É muito interessante proporcionar que eles experimentem essa vivência e aprendam que as pessoas com deficiência podem fazer tudo que eles fazem, como brincar, cantar e dançar. As mensagens que eles deixaram para os nossos assistidos foram muito amorosas. Esta é uma idade muito gostosa de trabalhar e eles estão aprendendo que todos devem ser recebidos e incluídos”, comentou Marília.
Além da palestra na APAE Jundiaí, os estudantes assistiram a duas apresentações de dança orientadas pela professora Raquel Tumolo. Ela explicou a importância da dança no desenvolvimento das pessoas com deficiência, destacando a dança como uma ferramenta poderosa de comunicação e autoconhecimento.
APAE Jundiaí: visita à mostra de artes e impacto na vida das crianças
Após as apresentações, as crianças visitaram a Mostra de Artes organizada pelos estudantes da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí. A exposição foi preparada pelos alunos e professores da APAE Jundiaí e retratou passeios pelos pontos turísticos locais realizados em atividades externas.
Os estudantes do 3º ano C, Alice, Isabeli, Luísa e Marlon, ficaram encantados com a visita. “A gente gostou muito e quando voltar pra casa, vamos ensinar nossos pais que somos todos iguais e podemos fazer tudo que quisermos”, gritaram eufóricos. Marlon reforçou. “As crianças com deficiência ou não devem ser tratadas da mesma maneira.”

O diretor escolar Edison Marin ressaltou a importância da Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla. “Mostrar para a sociedade que, independentemente da deficiência, todos têm potencialidades que podem e devem ser exploradas”, comentou ele.
Edison destacou que a inclusão só ocorre quando as pessoas com deficiência têm a oportunidade de demonstrar suas capacidades. “Com a visita dos estudantes da EMEB conseguimos conscientizar as crianças: desde pequenas entenderem que não devemos excluir ninguém. A ideia é ir além do informar, estamos capacitando os alunos a espalharem a mensagem de inclusão e respeito às diferenças no seu meio”, completou o diretor.
A Semana das Deficiências Intelectual e Múltipla na APAE Jundiaí segue até o dia 28 de agosto com diversas outras atividades. O objetivo é promover a inclusão e aumentar a conscientização sobre as capacidades e direitos das pessoas com deficiência, fortalecendo a mensagem de que todos devem ser respeitados e incluídos na sociedade.
[tdj-leia-tambem]