Alunos da APAE Jundiaí em supermercado.
Foto: Divulgação/ APAE Jundiaí

A Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí tem se destacado pela promoção de atividades extracurriculares que vão além do ambiente escolar. Recentemente, os estudantes participaram de experiências enriquecedoras no Mundo das Crianças, no Terminal Vila Arens e, na última semana, realizaram uma caminhada até um supermercado. Acompanhados por educadores e com uma lista de compras em mãos, os alunos adquiriram ingredientes utilizados posteriormente na preparação coletiva de salada de frutas e iogurte.

Essas ações fazem parte de uma proposta pedagógica estruturada para ampliar a inclusão social e fortalecer a autonomia dos estudantes. “Nosso objetivo é oportunizar aos estudantes o acesso aos espaços da comunidade, promovendo vivências do cotidiano, como atividades de compra e venda, além de motivar as habilidades sociais”, explica a pedagoga e psicopedagoga da APAE de Jundiaí, Paloma Manuela de Souza.

Experiências práticas conectadas com a realidade

A programação da Escola inclui ainda novas vivências nos próximos meses, com visitas ao SESC Jundiaí e ao McDonald’s. Essas iniciativas reforçam o compromisso da APAE de proporcionar experiências que dialogam com a realidade dos estudantes, estimulando seu desenvolvimento pessoal, social e cognitivo.

📝 Participe do nosso grupo exclusivo de vagas de empregos e receba diariamente as novidades direto no seu WhatsApp! Acesse e faça parte da nossa comunidade 👉 https://bit.ly/Tribuna-de-Jundiaí-Emprego-4

Aprendizado além da sala de aula

O diretor da Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí, Edison Marin, destaca a importância dessas vivências no processo educacional. “Mais que aprender conteúdos, nossos estudantes precisam se sentir parte da comunidade. Cada experiência fora da Escola é uma oportunidade valiosa de aprendizado, socialização e desenvolvimento da autonomia”, afirma.

As ações refletem o compromisso da instituição em garantir uma educação inclusiva, participativa e alinhada às necessidades práticas do dia a dia, promovendo o protagonismo dos estudantes em diversos contextos sociais.

[tdj-leia-tambem]