Atividade de musicoterapia na APAE Jundiaí com familiares e assistidos reunidos em roda, interagindo e participando de atividades musicais.
Foto: Divulgação/APAE Jundiaí

A imersão proposta pela APAE Jundiaí convidou pais e responsáveis a interagirem ativamente desde o início das atividades. Sob a orientação do musicoterapeuta da instituição, professor Ismael Silveira, os familiares seguiram a mesma rotina de seus filhos. Posicionados ao redor da sala de Musicoterapia, puderam observar e participar ativamente das atividades lúdicas, como se fossem os próprios assistidos.

“Foi uma atividade bastante interessante, na qual foi possível perceber os filhos guiando e orientando os familiares em cada etapa da rotina que eles vivenciam aqui: almoço, escovação, retorno às salas, organização das mochilas e entrega das agendas”, destacou o professor de música.

Música e arte fortalecendo laços

Entre os momentos mais marcantes da “Atividade com a Família” promovida pela APAE Jundiaí, destacou-se a composição coletiva. Familiares e assistidos uniram-se para criar uma peça musical em tempo real. “Utilizamos toda a estrutura completa da sala de musicoterapia e formamos uma banda, ao vivo: foi uma experiência incrível para todos”, completou o professor Ismael Silveira.

Ao final da atividade, os jovens do CCO da APAE Jundiaí entregaram lembranças confeccionadas durante as sessões de arteterapia. Uma roda de conversa também marcou o encerramento, abrindo espaço para que os familiares compartilhassem suas impressões sobre o dia.

Reforçando a importância da família na APAE Jundiaí

Para o professor Ismael Silveira, “Esta atividade foi uma oportunidade para fortalecer os laços entre os familiares e a APAE Jundiaí, proporcionando uma experiência única de integração e convivência, reforçando a importância da participação familiar no desenvolvimento e bem-estar dos assistidos”.