
A Escola de Educação Especial da APAE de Jundiaí está promovendo atividades funcionais rotineiras como arrumar a cama, dobrar e guardar roupas, lavar louças, varrer o chão, no cotidiano dos estudantes, com o objetivo de ensinar pequenas tarefas do dia a dia e ter mais autonomia sobre seus próprios cuidados.
“A finalidade deste serviço é promover o desenvolvendo e a máxima autonomia e independência, focando na melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla/autismo, esclarece o diretor Edison Marin, lembrando que as atividades são realizadas durante as aulas de ciências, matemática e geografia.
O atendimento na Escola de Educação Especial oferece ensino fundamental para estudantes de 6 a 29 anos e seis meses com deficiência intelectual, e/ou deficiência múltipla que necessitam de apoio permanente e transtorno do espectro autista (TEA) e que necessitam de apoio substancial ou muito substancial. “A escola se fundamenta na instrumentalização do currículo funcional, no sentido de oferecer a máxima potencialidade com relação à autonomia e independência dos estudantes, já que não puderam ser beneficiados pela inclusão em classes comuns do ensino regular”, explica o diretor.
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As atividades funcionais são desenvolvidas e vivenciadas em situações reais para que favoreçam a aprendizagem da forma mais natural e funcional possível, favorecendo o aprendizado para outros ambientes, como a casa e a vida em comunidade. “A partir da observação, experimentação, orientação, aconselhamento e práticas, buscamos instruir e estimular o raciocínio, priorizando a descoberta de valores, atitudes, conhecimentos e habilidades para a vida social”, reforça o diretor.
E os resultados vêm sendo percebidos em diversos âmbitos. “Os pais passaram a enxergar seus filhos de forma mais positiva e apresentam mais segurança na busca por atividades de convivência na comunidade; os estudantes se apresentam mais confiantes e estimulados a buscar novas experiências e perspectivas de vida. Eles demonstram, também, melhoria em aspectos como: relacionamento com os colegas, atitudes de autonomia e independência, criatividade e autodeterminação”, enumera Edison Marin.