
Apesar da chuva intensa e generalizada que atingiu Jundiaí na última sexta-feira (27) – atingindo um volume de 33 mm no período de uma hora -, o acumulado de chuvas em novembro (até o dia 29), está em 170 mm, bem abaixo do volume de chuva esperado para todo o mês de novembro, considerando a média dos últimos 8 anos, que é de 258 mm.
A forte chuva da última sexta-feira, resultou em alagamentos e inundações em 13 moradias no Jardim Aurélia e mais três inundações de residências no bairro Agapeama. A Defesa Civil foi acionada para o atendimento destas ocorrências e de mais um trinca em moradias, na tarde do sábado (28), no Jardim Aurélia.
No sábado (28), equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) e DAE realizaram a limpeza da rua e desinfecção dos imóveis. A Unidade de Assistência Social (UGADS) atenderam as famílias atingidas com entrega de cestas básicas, produtos de limpeza e colchões; e a Defesa Civil prosseguiu com as vistorias nos locais afetados.
Previsão do tempo para a semana
A Região de Jundiaí amanheceu com a presença de nuvens esparsas e a temperatura mínima registrada pelo Cepagri foi de 21ºC durante a madrugada. O dia segue com céu parcialmente nublado, e a partir da tarde nuvens profundas devem se desenvolver, provocando pancadas de chuva a qualquer momento entre a tarde de hoje e a madrugada de terça-feira, inclusive de forma recorrente, e com chances de temporais localmente severos principalmente entre a tarde e a noite. A temperatura máxima está prevista em 33ºC.
A previsão para a terça-feira é de céu parcialmente nublado pela manhã, com a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical a partir da tarde, que provocarão pancadas de chuva em toda a região e com grande potencial para a ocorrência de temporais mais organizados e localmente severos, com chuva torrencial, rajada de vento, grande incidência de raios e possibilidade de granizo.
Em função desse risco potencial, que será recorrente ao longo da semana, é imprescindível acompanhar as atualizações das condições atmosféricas, inclusive por meio de aplicativos. As temperaturas ficam entre 19 e 31ºC.
A tendência para a quarta-feira é de céu parcialmente nublado pela manhã, passando a nublado com pancadas de chuva e temporais a partir da tarde. Os modelos meteorológicos apontam para uma camada de ar mais úmido nos baixos níveis da troposfera e um ar mais seco nos níveis médios, o que deve favorecer fortes movimentos ascendentes do ar, característicos de tempestades, e outros parâmetros meteorológicos também são favoráveis ao prognóstico de tempo severo. As temperaturas ficam entre 20 e 32ºC. Até o final de semana, os indicativos apontam para chuvas recorrentes.