
A Defesa Civil de Jundiaí, ao lado de uma força-tarefa que envolve as Unidades de Gestão da Prefeitura e os serviços públicos, monitora o município desde a noite de quinta-feira (14), quando uma chuva intensa e generalizada acompanhada de ventos atingiu a cidade.
Nas últimas 12 horas, o Jardim Santa Gertrudes registrou 28,8 milímetros de chuva, seguindo pelo bairro Fazenda Grande (24,2 mm), Jardim Florestal (23 mm) e bairro da Roseira (8,8 mm).
Foram registradas cerca de 20 ocorrências envolvendo queda de árvores em bairros como Vila Argos, Jardim das Hortências, Jardim Ivoturucaia, Vila Argos e Chácara Urbana. Houve interrupção de energia elétrica em parte da cidade, ocasionando desligamento de semáforos. Ninguém ficou ferido.
A Defesa Civil também atendeu uma família, no Jardim Sorocabana, que teve a casa alagada, devido ao retorno de água de esgoto. Mãe e filhos foram para a residência de parentes, no mesmo bairro, e providências como a desinfecção do local e avaliação das causas já estão sendo tomadas.
Desde a noite de quinta-feira e na manhã desta sexta-feira (15), equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) trabalham na retirada das árvores e limpeza das vias. As equipes da Unidade de Gestão de Mobilidade e Transporte (UGMT) igualmente atuam para o restabelecimento dos semáforos.
Neste mês, entre os dias 1 e o período da manhã desta quinta-feira, Jundiaí acumula 60 milímetros de chuva. A média histórica desde 2012 para o mês de novembro é de 265 milímetros.
Orientação
A previsão é que as chuvas continuam atingindo o município, nesta sexta-feira (15), devido as correntes de umidade que chegam ao Estado de São Paulo.
“Orientamos que a população fique atenta e caso ocorra algum problema entre em contato com a Defesa Civil pelos telefones 4586-0666 ou 199. Quando ocorrem chuvas como a desta quinta-feira, é importante também que as pessoas evitem sair de casa e desliguem aparelhos das tomadas elétricas. Quem estiver no trânsito, deve procurar abrigo em locais seguros. O munícipe pode se cadastrar para receber alertas, mandando o CEP via SMS para o número 40199. O serviço é gratuito”, explica o coordenador da Defesa Civil de Jundiaí, Coronel João Osório Gimenez.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		