
Nos últimos dias, as fortes chuvas atingiram e deixaram problemas na região do bairro Rio Acima, em Jundiaí. Assim, para evitar novas ocorrências de transbordamentos, as equipes da Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) realizarão o desassoreamento do rio Capivari, que corta o bairro.
De acordo com a Defesa Civil, o rio e seus córregos afluentes cortam toda a região, compreendida pelo Mato Dentro e Champirra. “O desassoreamento e a limpeza da calha ampliará a vazão da água, além de retirar restos de árvores e bambus que caíram e acabam causando uma espécie de barreira para a água “, comentou o coordenador da defesa Civil de Jundiaí, coronel João Osório Gimenez Germano.
As máquinas iniciarão o trabalho em pontos de maior risco. “Os tratores farão a limpeza da calha. A medida foi essencial para as regiões do Caxambu e Tulipas”, comenta o Gestor da UGISP, Adilson Rosa.
[tdj-leia-tambem]
Balanço
De acordo com dados da Defesa Civil, entre a noite de sábado (11) e a noite de segunda (13) o órgão interditou quatro casas na região do Champirra, em área que está em processo de regularização. As famílias estão abrigadas em casas de parentes e encaminhadas para o atendimento assistencial da UGADS e da Fundação Municipal de Ação Social (FUMAS).
Além disso, ainda na mesma região, no loteamento São Pedro, a Defesa Civil interditou totalmente uma casa e parcialmente uma garagem, em decorrência de deslizamentos. Dessa forma, a equipe alertou os proprietários sobre as medidas para a solução do risco. Em nenhuma das situações houve vítimas.
Segundo boletim meteorológico da Defesa Civil, até sexta-feira (17), os dias serão marcados por calor e abafamento, típicos de verão, seguidos de pancadas de chuva à tarde e à noite, podendo ocorrer temporais.
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		