Foto: Arquivo pessoal
Foto: Arquivo pessoal

Um morador de Jundiaí, às vésperas das festas de fim de ano, apostou em árvores de Natal diferentes neste ano: ao invés dos tradicionais pinheiros, são pés de alface.

Davi Simão é aposentado e decidiu começar uma horta no fundo do quintal de casa, e neste fim de ano, as alfaces resolveram crescer no formato de uma árvore de Natal. “Notamos que as alfaces estavam com o formato parecido com o do pinheiro. Enfeitamos com bolinhas e ficou ainda mais parecida com uma árvore de Natal”, diz.

[tdj-leia-tambem]

Davi conta que já colheu o vegetal outras vezes no formato “normal”, pequeno e redondo, sem fazer uso de agrotóxicos. Mas, desta vez, as alfaces “diferentes” não serão colhidas, nem colocadas no recipiente da salada, pois viraram decoração de Natal. “Não vamos comê-las, pois estão enfeitando o jardim nessa época de Natal. É um enfeite natural e natalino”, completa.

Ao G1, o analista de pesquisa e mercado no agronegócio, Junio Francisco de Souza, explicou que esse fator que acontece nas alfaces se chama pendoamento, ou seja, quando o vegetal está na fase de reprodução. Normalmente, o pé é colhido antes de entrar nesse processo. “Com o estresse hídrico e os dias de muito calor, a planta antecipa a fase reprodutiva e acontece esse fenômeno chamado de pendoamento precoce”, esclarece.