Ele visita todos os dias o ganso chico e é um verdadeiro amigo dos animais
Aposentado salvou ganso da morte e ganhou um novo amigo

A inusitada amizade do aposentado Ernandes Jardim com o ganso Chico, que vive no Parque do Engordadouro, viralizou nos últimos dias em Jundiaí, após publicação de um vídeo produzido pelo Tribuna de Jundiaí.

 

Todos os dias, seu Ernandes, que mora próximo ao parque, vai visitar o seu amigo. Ao ouvir sua voz lá de longe, o ganso já fica todo animado.

E essa linda amizade surgiu já faz aproximadamente três anos, quando Chico foi atacado por outro animal e seu Ernandes fez questão de cuidar do ganso.

“Ele e a companheira foram atacados e ela não sobreviveu. Ele ficou com a pata machucada, com dificuldades de andar. Fui me aproximando, passei um remédio, do meu jeito tentei colocar uma mobilização na pata, fiz curativo e por uns três meses cuidei dele. Depois disso ele ficou grudado comigo”, contou.

Desde então, todos os dias Chico recebe a visita do seu amigo humano, que leva uma mochila para alimentar tanto ele quanto os outros animais do parque, como patos, marrecos, gansos e saguis.

Alguns já conhecem seu Ernandes, como é o caso dos saguis, que só de ouvir o assovio já descem das árvores atrás de banana.

“Eu gosto de cuidar dos animais. Para mim é gratificante vir aqui, dar uma volta e ao mesmo tempo cuido deles”, diz o morador da região. “E pelo Chico eu peguei um carinho muito grande, ele me faz muito bem”, continua.

Ele geralmente vai logo pela manhã ver seus amigos. Acorda, leva a filha no trabalho e passa no parque. Além dele, há outros moradores da região que também costumam frequentar bastante o espaço e cuidar dos animais.

Seu Ernandes também diz que ensina as crianças e demais pessoas em visita ao parque sobre a função dos animais e da importância deles para a manutenção do espaço. “Os animais ajudam a aparar a grama e a acabar com carrapatos por exemplo”, contou.

Por conta de sua amizade com o ganso Chico, seu Ernandes diz que outras pessoas já  o reconhecem. “Uma vez desceu um ônibus aqui, veio um monte de gente perguntando se era eu que cuidava do Chico. Fico feliz em saber que as pessoas aprovam isso. Geralmente só vemos violência nos noticiários, notícias ruins. Eu tento ver o lado da tranquilidade e da paz na vida”, continuou.

E, para todos que aprovaram a inusitada amizade, fica o convite: “Eu falo para todo mundo vir passear aqui porque é muito gratificante. E daí já ficam conhecendo o Chico também, né?”, finalizou o amigo dos animais.