Foto: Prefeitura de Jundiaí
Foto: Prefeitura de Jundiaí

A partir de uma conversa com uma amiga que conheceu o trabalho do Fundo Social de Solidariedade de Jundiaí (Funss), Cláudia Marques Oliveira Roque sentiu a vontade de ajudar quem mais precisava. “Quando ela me contou, achei muito interessante. Gostei do que vi e estou muito feliz em saber que a doação chegará para as famílias que, realmente, precisam”, disse.

Cláudia trabalha como dentista e mobilizou pacientes, familiares e amigos para arrecadar produtos de higiene pessoal. A iniciativa começou em julho, em seu consultório, e resultou em doações de diferentes produtos, como sabonetes, xampu, absorventes, bem como escovas e cremes dentais, entre outros. “O engajamento das pessoas foi muito bacana. Por isso, já temos a ideia de realizar novas ações como esta”, concluiu.

Cláudia arrecadou produtos de higiene pessoal com pacientes, familiares e amigos (Fotos: PMJ)

A generosidade também é o sentimento que movimenta o grupo de amigas da professora Ana Cristina Carlos. Há meses, elas se unem em arrecadação de absorventes higiênicos descartáveis, por meio do projeto ‘Eu, mulher negra, resisto e me empodero’, e direcionam a contribuição ao Fundo Social. Uma nova doação foi entregue, na sede da unidade, e, desta vez, também contou com o apoio do Núcleo Jundiaí do Grupo Mulheres do Brasil, do Instituto Aica e do Projeto ‘Empresto suas pernas’. “Sabemos o quanto é necessário cuidar da saúde íntima. Por isso, dedicamos esforços para contribuir, de alguma forma, com a rotina mensal de higiene da mulher em vulnerabilidade”, disse ela, ao lado da Andrea Castro, líder do Núcleo Jundiaí.

Ana Cristina e Andrea entregaram a doação de absorventes para a primeira-dama, Vanessa Machado

Já no salão de beleza da Carla Basílio, por exemplo, as pessoas tiveram a oportunidade de doar desde alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis e produtos de higiene pessoal até roupas e calçados. Todos os itens levados ao comércio da cabeleireira, por meio de uma ação realizada com os moradores da Vila Hortolândia, já foram entregues ao Funss para auxiliar as entidades cadastradas. “Há anos, eu acompanho o trabalho sério e consistente realizado pelo Fundo Social. Faço questão de intermediar estas doações da comunidade porque a unidade conhece a realidade das instituições, em Jundiaí”, afirmou Carla, que ainda teve o apoio de pessoas como a Carolina Bonaldo, proprietária da unidade de Jundiaí da Universidade Cruzeiro do Sul, e o comerciante Diego Henrique Boldrin.

A primeira-dama e presidente do Fundo Social de Jundiaí, Vanessa Machado, considera importante o envolvimento da população em benefício das famílias em vulnerabilidade. “Jundiaí sempre foi uma cidade acolhedora e, neste período de maior dificuldade, não é diferente. Com a ajuda das pessoas e de empresas instaladas no município, o Fundo Social atende diversas instituições cadastradas e também dá suporte ao trabalho da Unidade de Gestão de Assistência e Desenvolvimento Social (UGADS), responsável pelo atendimento direto ao munícipe”, explicou. “Por isso, é preciso que a população continue doando para que possamos atender, com regularidade, as pessoas que precisam de ajuda neste momento”, concluiu Vanessa.

[tdj-leia-tambem]