Máquina aplicando asfalto ecológico em via pública.
Obra deve ser concluída em uma semana (Foto: Prefeitura de Jundiaí)

A Prefeitura de Jundiaí iniciou o processo de aplicação do asfalto ecológico da Rua Um, no bairro Bom Jardim. O trecho teve reforço de solo e investimento deve reduzir o impacto ao meio ambiente. 

Neste ano, ao todo, mais de 30 vias receberam esse tipo de cobertura, representando quase 260 mil metros asfaltados de modo sustentável.

“O asfalto representa conforto, segurança e qualidade ao bairro. Com a aplicação sustentável, as vantagens também se estendem ao meio ambiente, já que reduz a emissão de CO2 durante o processo. Essa modalidade é utilizada especialmente nas zonas rurais, para facilitar o transporte de mercadorias e promover o conforto e segurança para os moradores que transitam pelo local”, detalha o prefeito Luiz Fernando Machado. 

Outras regiões foram beneficiadas com o asfalto ecológico

A expectativa é de que a obra seja encerrada em uma semana e, além dela, ruas dos bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes já receberam a aplicação neste ano. Outras regiões como São José, Rio Acima, Champirra, Terra Nova, Medeiros e Caxambu já receberam asfalto ecológico. O investimento no programa, neste ano, é de R$ 4,8 milhões. 

“A aplicação do asfalto ecológico é rápida e eficiente, pois trabalha na melhoria do solo da própria via para execução da base do pavimento, eliminado desta forma a necessidade de utilização de materiais de pedreiras, o que ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo desta forma, para execução de obras ambientalmente responsáveis”,  comenta o diretor de Obras Públicas da UGISP, Carlos Alberto de Souza.

[tdj-leia-tambem]