
Desde 2019, Jundiaí tem implementado um projeto de asfalto ecológico em diversas áreas da cidade, com foco especial em bairros da zona rural. A ação já resultou na cobertura de 234 mil metros quadrados de vias com esse tipo de pavimentação sustentável, com mais 24 mil metros quadrados atualmente em execução.
As obras, conduzidas pela Unidade de Gestão de Infraestrutura e Serviços Públicos (UGISP) da Prefeitura de Jundiaí, abrangem os bairros Água Doce, Fernandes, Santa Gertrudes e Bom Jardim.
O investimento total no sistema de asfalto ecológico desde o início da sua aplicação é de R$ 4,8 milhões. Os primeiros benefícios identificados nas regiões já asfaltadas, como São José, Rio Acima, Champirra e Terra Nova, incluem melhorias significativas em termos de segurança, conforto e qualidade de vida.

Benefícios do asfalto ecológico
O prefeito Luiz Fernando Machado destaca os múltiplos benefícios do asfalto sustentável. Segundo ele, as vias asfaltadas trazem valorização para os bairros, melhoram o trânsito, reduzem custos com o escoamento da produção e incentivam o turismo na cidade.
“Vias asfaltadas valorizam o bairro, melhoram o trânsito, economizam tempo e reduzem custos para o escoamento da produção. O asfalto sustentável e ecológico é aplicado em vias rurais da cidade estimulando a economia, como incentivo ao turismo, por exemplo.”
De acordo com Carlos Alberto de Souza, diretor de Obras Públicas da UGISP, o asfalto ecológico é uma solução rápida e eficiente. O processo utiliza o solo da própria via para criar a base do pavimento, eliminando a necessidade de materiais de pedreiras. Isso, por sua vez, reduz a emissão de CO2, contribuindo para a execução de obras mais sustentáveis.
“A aplicação do asfalto ecológico é rápida e eficiente, pois trabalha na melhoria do solo da própria via para execução da base do pavimento, eliminado, desta forma, a necessidade de utilização de materiais de pedreiras, o que ajuda a diminuir a emissão de CO2 na atmosfera, contribuindo para execução de obras ambientalmente responsáveis.”
Bairros beneficiados pelo projeto
No bairro Água Doce, as obras nas Ruas Maria Pilon Antibero e Caminho de Goiás já foram concluídas. Nos bairros Fernandes (Avenida Nossa Senhora Auxiliadora), Bom Jardim (Rua Um) e Santa Gertrudes (Avenida Luiz Nanni), as intervenções estão em diferentes estágios de evolução. O total de 24.030 metros quadrados de asfalto ecológico está sendo aplicado nesta fase do projeto.
[tdj-leia-tambem]
 
					 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		 
			
		