
A associação jundiaiense Almater foi uma das vencedoras da edição 2019 do edital ‘Ideias para um Mundo Melhor’ da Coca-Cola FEMSA Brasil, que visa incentivar projetos sociais de instituições sem fins lucrativos que atuam em regiões onde a companhia está presente.
Nomeado como ‘Alimentando o futuro’, o projeto selecionado da instituição permitirá a abertura de um curso regular de cozinha experimental para capacitar diretamente 20 mulheres e utilizar o produto desse curso como fonte de alimento para 150 crianças que já são atendidas pela entidade.
“Tivemos excelentes projetos inscritos este ano e a escolha destes 11 não foi uma tarefa fácil. Porém, temos orgulho dos escolhidos e possuímos total certeza que eles farão trabalhos importantes para as comunidades locais, compartilhando o nosso DNA sustentável com ainda mais pessoas”, afirma Wanessa Scabora, Gerente de Comunicação Externa e Sustentabilidade da Coca-Cola FEMSA Brasil.
“Para nós, a seleção do nosso projeto significa muito mais do que apenas o recurso financeiro. Significa reconhecimento e oportunidade. Reconhecimento pelo trabalho que já realizamos e pela legitimidade das nossas demandas, do nosso território, e oportunidade de crescer muito mais, de plantar uma sementinha de um novo projeto que nos permitirá alcançar um universo de possibilidades”, destaca Narrinam Camargo, responsável pelo projeto da Almater.
“Nós atuamos com crianças, adolescentes e suas famílias na área da defesa e garantia de direitos, e sabemos que a realidade da fome e da pobreza muitas vezes nos limitam, por isso, este projeto nos permitirá criar e aprimorar estratégias para combater a fome, a má alimentação e o aproveitamento integral dos alimentos, e aí sim, continuar avançando na luta pela transformação social que sonhamos”, completa.
Dentre os critérios estabelecidos para a escolha das 11 ONGs vencedoras, um dos mais importantes era o alinhamento aos pilares de Sustentabilidade da companhia, por meio dos temas meio ambiente, desenvolvimento comunitário e estilo de vida saudável.
Este ano, a edição recebeu um aporte total de até R$ 350 mil, sendo até R$ 50 mil para cada uma das sete cidades contempladas: Marília, Sumaré, Jundiaí (todas em SP), Itabirito (MG), Porto Alegre (RS), Curitiba e Maringá (PR), tendo este valor rateado entre as ONGs que se situam na mesma localidade. Os projetos escolhidos deverão ser desenvolvidos em um prazo de 12 meses e serão acompanhados de perto pela Coca-Cola FEMSA Brasil.
A lista de todos os vencedores está disponível no site www.ideiasparaummundomelhor.com.br.
Alimentando o futuro
Atualmente, o projeto ocupa o Centro Comunitário do Jardim São Camilo, em Jundiaí. Por dia, a associação atende 150 crianças e adolescentes – são inúmeras as situações de jovens atendidos que relatam passar fome em casa, devido principalmente à extrema pobreza e famílias numerosas.
O projeto ‘Alimentando o futuro’ visa a promover uma transformação no cotidiano dessas crianças e adolescentes, bem como de suas famílias, tendo os alimentos, o conhecimento e a tecnologia como principais ferramentas para esse processo.
O curso regular de cozinha experimental que será organizado pela Almater com o incentivo da Coca-Cola FEMSA Brasil será ofertado para 20 mulheres socialmente vulneráveis na região da entidade. Com duas turmas de 10 integrantes cada, elas aprenderão sobre o aproveitamento integral dos alimentos, por meio da produção de receitas com ingredientes baratos e de rápido preparo.
O objetivo é cozinhar tendo como base alimentos orgânicos e de fácil acesso, aumentando a utilização de cascas, folhas, talos e sementes, contribuindo para um maior consumo diário de frutas e hortaliças e reduzindo a ingestão de alimentos industrializados, com alto teor de açúcares e baixo valor nutritivo.