
O mês de abril carrega duas datas importantes para os contadores jundiaienses. No início do mês, 8 de abril, a Cont – Associação Contábil de Jundiaí completou 29 anos. E hoje, 25 de abril, é o Dia da Contabilidade.
A Cont compartilha conhecimento e fortalece a classe contábil na região de Jundiaí, contando com associados do município e de cidades vizinhas, como Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista, Itupeva, entre outras.
Já o Dia da Contabilidade surgiu como uma homenagem ao senador João Lyra Tavares que, em 25 de abril de 1926, defendeu a regularização da profissão no país. Ele também carrega o título de patrono da contabilidade brasileira. A regulamentação da profissão só aconteceu anos depois, sendo oficializada pelo Decreto nº 20.158, de 30/06/1931.
[tdj-leia-tambem]
Mas por que a data é tão importante?
Sem ela, haveria um descontrole financeiro em organizações públicas e privadas. Estes profissionais são responsáveis pela vitalidade e por boa parte da movimentação econômica do país.
“Ao longo dos últimos anos, passamos por grandes transformações e desafios. O contador é considerado cada vez mais importante na organização e desenvolvimento financeiro das empresas e na fomentação econômica do país”, afirma Felipe Shahin, presidente da Cont, sobre a profissão.
Engana-se quem pensa que a contabilidade só está presente no universo da pessoa jurídica. A contabilidade está cada vez mais ativa na vida das pessoas físicas. Prova disso é na declaração do Imposto de Renda 2023, que segue com prazo aberto para o envio até o dia 31 de maio.